“Brasileiro de 23” deve reunir Basquete Tatuí e outros 19

Clubes têm de confirmar participação até 25 de novembro

Basquete Tatuí enfrenta o Flamengo no ‘Brasileiro’ (foto: Diego Maranhão)
Da redação

O Grupo BT/Clube de Campo/Tatuí está entre as equipes previamente inscritas no Campeonato Brasileiro Masculino 2023. O representante tatuiano deve confirmar a segunda participação na competição nacional, que pode contar com 20 equipes.

Conforme a CBB (Confederação Brasileira de Basketball), os 20 times previamente inscritos têm até 25 de novembro, uma sexta-feira, para confirmarem a participação. As disputas têm início previsto para o mês de fevereiro e término em junho.

Até o momento, além do “Basquete Tatuí”, as equipes Memorial/FUPES/Bluemed/Santos, LSB, AZ Araraquara Basquete, Basket Osasco, Time Jundiaí e FR/Semelp Pindamonhangaba podem representar o estado de São Paulo no torneio.

Ainda estão “pré-inscritos”: Brusque/FME/Aradefe/Trimania, Basquete Blumenau e Ablujhe/Basquete de Joaçaba, de Santa Catarina; Coritiba/Monsters e ADR Maringá, do Paraná; EC Cruzeiro e Praia Clube, de Minas Gerais; ABA/Anápolis e Ajax/Vulcano, de Goiás; Brasília, do Distrito Federal; EC Vitória, da Bahia; e Tijuca TC e Friburgo, do Rio de Janeiro.

Técnico da equipe de Brusque (SC), Márcio Andrade torce pela participação das 20 equipes. Segundo ele, isso seria um “banho de realidade do basquete brasileiro, pois o Novo Basquete Brasil (NBB) – elite do basquete brasileiro – está bem distante da realidade que é vivenciada na maioria do país”.

Após “realizar o sonho” de disputar o Campeonato Brasileiro em 2022, William Drudi, treinador e atleta do Basquete Tatuí, visa à segunda participação consecutiva.

“A chance é grande de manter a equipe numa competição destacada como essa, buscando realizar uma campanha melhor do que ocorreu na edição de estreia”, acrescentou Drudi.

A forma de disputa será semelhante à da última edição, com os times divididos em duas conferências. O campeão brasileiro em 2023 deve garantir uma vaga na Liga Sul-Americana de Clubes 2023, assim como ocorreu com a LSB neste ano.