Bom de Bola e CC, enfim, jogam Taça Band

Equipes representarão o município em quatro categorias a partir do dia 23 de outubro

20
Secretário Cassiano Sinisgalli e capitão do Bom de Bola exibem troféu conquistado em 2018
Da reportagem

Após hiato de mais de dois anos, a bola voltará a rolar pela Taça Band de Futebol de Base. O início da caminhada tatuiana no torneio promovido pela TV Band Campinas e pela Vale Sports está marcado para o dia 23, um sábado.

Assim como deveria ter ocorrido no ano passado, quando a pandemia cancelou a competição, neste ano, o município terá um número recorde de representantes. Pela quinta edição consecutiva, o Bom de Bola participará como “Prefeitura de Tatuí” e, pela primeira vez, o Clube de Campo disputará a Taça Band.

Tanto o Bom de Bola como o Clube de Campo participarão do torneio em quatro categorias: sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16. No campeonato entre jogadores até 12 anos, o Bom de Bola terá duas equipes.

Normalmente, a competição promove disputas na sub-7, sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15, além da categoria feminina. No entanto, a organização alterou as categorias para que atletas que disputariam a sub-9 no ano passado, por exemplo, tivessem de jogar a sub-11 este ano.

A edição 2021 da Taça Band, em Campinas, teve 173 agremiações inscritas em seis categorias. Irão participar 23 equipes na sub-8, 44 na sub-10, 49 na sub-12, 27 na sub-14,24 na sub-16 e 6 na feminina.

Na categoria para atletas até dez anos, o Bom de Bola está no grupo 6, ao lado de Campola FC, PS Meninos do Adelaide e Tourino. Já o Clube de Campo foi sorteado no grupo 12, juntamente com SPFC Piracicaba e Rodrigo Hote.

A exemplo da sub-10, na sub-12, o Bom de Bola “A” também está no grupo 5, mas terá o Country Club Valinhos B, Camisa 10 B e Sinergia, como adversários.

O Bom de Bola “B” está no grupo 8, ao lado de CT Cruzeiro Indaiatuba e União Bom Retiro FC. Já o Clube de Campo enfrentará a Escola do Grêmio B, Atletic Academy e Caterpillar, no grupo 11.

No grupo 3 da sub-14, o Bom de Bola irá rivalizar com o Clube Paulista Soccer Center e o Itatiba EC. Com o Euro Fut, Clube de Campo de Piracicaba e CT Drac, o Clube de Campo integra o grupo 7 da categoria.

Na sub-16, o Bom de Bola está no grupo 3 e enfrentará, novamente, o Clube Paulista Soccer Center e o Itatiba EC, na primeira fase. Já o Clube de Campo foi sorteado para o grupo 5e terá embates com Euro Fut, Nova Geração e EC Rezende.

A competição terá início no dia 23 com partidas das nove equipes tatuianas. Pela manhã, o Clube de Campo jogará duas partidas contra o Euro Fut, no “Campo do Brasil”, em Piracicaba. O primeiro jogo será às 9h30, pela sub-14, e o segundo, uma hora depois, pela sub-16.

No período da tarde, no campo 4 do Paulínia Soccer Club, em Paulínia, ocorrerão três partidas do Bom de Bola: às 15h10, diante do Country Club Valinhos B, pela sub-12; às 16h, contra o Tourino, na sub-10; e às 16h50, o time B enfrentará o Rubro-Negro, do grupo 9 da sub-12.

Equipes do Clube de Campo irão ao campo 1 do Bola 1 Futebol Society, em Piracicaba, e jogarão contra a Caterpillar, às 15h40, pela sub-12, e contra o SPFC Piracicaba, às 16h30, pela sub-10.

A segunda rodada ocorrerá no sábado seguinte, 30. O Clube de Campo voltará a Piracicaba, dessa vez, no Campo Água Santa, para mais dois jogos: às 9h, pela sub-14, contra o Clube de Campo de Piracicaba; e uma hora depois, pela sub-16, diante do Nova Geração.

Na parte da tarde, três times do Bom de Bola retornarão ao Paulínia Soccer Club. No campo 3, o sub-10 terá o Meninos do Adelaide como rivais, às 13h30. Já no campo 4, às 14h20, o time B sub-12 jogará com o Base Kids, do grupo 9, e às 15h10, a equipe A confrontará o Camisa 10 B.

Um pouco mais tarde, no campo 1 do Grêmio Piracicaba,na cidade homônima, o Clube de Campo realizará mais duas partidas: contra o Rodrigo Hote, na sub-10, às 16h50; e o Atletic Academy, na sub-12, às 17h40.

A terceira e última rodada da primeira fase da Taça Band, de acordo com a tabela divulgada pelos organizadores, acontecerá três dias depois, no Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, uma terça-feira.

Pela manhã, duas agremiações do Clube de Campo jogam no estádio “Luiz Faustaino”, em Piracicaba. Pela sub-14, a partida será diante do CT Drac, às 9h30, e uma hora depois, o time sub-16 terá o EC Rezende como adversário. O time campestre encerra a participação na fase inicial às 13h30, contra o sub-12 da Escola do Grêmio, no Grêmio Piracicaba.

Simultaneamente, às 13h30, o sub-12 do Bom de Bola enfrentará o Sinergia no campo 1 do AT5 Espaço Esportivo, em Paulínia. No mesmo local, porém, no campo 2, o sub-10 joga contra o Campola FC, às 14h20, e o time B do sub-12 confrontará o Boca Juniors Jundiaí/Itupeva, do grupo 9, às 15h10.

A organização da Taça Band ainda não definiu o local e o horário dos confrontos do Bom de Bola na sub-14 e na sub-16 na fase inicial. Na rodada inaugural do torneio, dia 23, o sub-16 irá estrear diante do Santos Várzea Paulista, do grupo 2, e o sub-14 contra o EF Cecojam, do grupo 4.

Na segunda rodada, dia 30, o sub-14 terá o Chute Inicial Jundiaí, do grupo 2, e o sub-16, o Chuteira de Ouro, do grupo 4. Já na terceira rodada, o Boca Juniors Jundiaí/Itupeva, do grupo 2, será o rival do time sub-14, enquanto o Legionários, do grupo 4, enfrentará a equipe sub-16.

Ao término da primeira fase, as 16 equipes mais bem classificadas de cada uma das quatro categorias avançarão às oitavas de final, previstas para serem realizadas no dia 6 de novembro, um sábado.

Os vencedores dessas partidas avançarão às quartas de final da “série ouro”, enquanto os perdedores seguem para às quartas de final da “série prata”. Esta etapa eliminatória está agendada para o sábado seguinte, 13 de novembro.

Logo no dia seguinte, 14 de novembro, um domingo, as equipes que ganharem as partidas das quartas de final já se enfrentarão na semifinal da respectiva categoria e série. Todas as decisões da Taça Band estão marcadas para o dia 20 de novembro, um sábado.

Representada pelo Bom de Bola, Tatuí “debutou” no torneio em 2016. Na oportunidade, o time participou com as categorias sub-13 e sub-15. Naquele ano, a sub-15 foi vice-campeã, vencendo o Guarani por 1 a 0 na semifinal e perdendo para a Ponte Preta na final.

No ano seguinte, a participação aconteceu com as categorias sub-11, sub-13 e sub-15. “Chegamos à semifinal com a sub-13 e a sub-15. Na sub-13, pelo caminho até a semifinal, eliminamos a Ponte Preta, Inter de Limeira e União São João, de Araras”, lembrou Diego Barros, idealizador e técnico do Bom de Bola.

A presença tatuiana de maior destaque aconteceu em 2018. Além de ter competido na sub-11 e sub-13, o Bom de Bola conquistou o título da sub-15, ao vencer o Chute Inicial Corinthians Itatiba na final da categoria, no estádio “Nelo Bracalente”, em Vinhedo.

Os gols da final foram marcados por Gabriel Vieira, Bryan e Nicola, que conquistou o título de artilheiro da competição, com cinco gols. A equipe também obteve o título de melhor goleiro, com Guilherme Dias, que teve apenas cinco gols sofridos em oito jogos.

Na última edição da Taça Band, em 2019, além de concorrer na sub-11, sub-13 e sub-13, a novidade ficou por conta de a cidade contar, pela primeira vez, com agremiações na sub-7 e sub-9. As cinco equipes se classificaram à segunda fase, mas nenhuma delas conseguiu chegar à decisão.

Na ocasião, Barros afirmou ter ficado feliz pela oportunidade de os jovens jogadores terem participado do torneio. Ele se disse orgulhoso dos atletas, destacando que, em 24 jogos, foram 13 vitórias, 7 empates e apenas 4 derrotas, além de 69 gols marcados e 31 sofridos.