Da redação
O idealizador e técnico do projeto social esportivo Bom de Bola, Diego Barros, classificou como “fantástica” a inédita participação do “Bom de Bola, 10 na Escola” na IberLeague. Competindo em sete categorias, os pequenos garantiram três troféus à agremiação tatuiana.
Os títulos foram conquistados na etapa estadual em Sorocaba, no Clube Atlético Sorocaba, entre sexta-feira e domingo, 7 e 9, nas categorias sub-9 e sub-10, na modalidade “play-off ouro”, e na sub-12, pela “play-off prata”.
Ao todo, o Bom de Bola disputou todas as sete categorias da competição: sub-7, sub-8, sub-9, sub-10, sub-11, sub-12 e sub-13. A disputa, de alcance mundial, é exclusiva a jogadores nascidos entre 2009 e 2015.
O representante tatuiano chegou às semifinais das sete categorias, avançando à decisão em quatro delas – além dos três títulos conquistados, o time sub-12 terminou como vice-campeão da play-off ouro.
Entre os atletas que se destacaram com o uniforme do Bom de Bola, Raphael foi o artilheiro da sub-10, enquanto Kauã e André foram escolhidos como os melhores goleiros da mesma categoria. Cauan e Tadeu ainda terminaram como os artilheiros da sub-11 e da sub-12, respectivamente.
Barros havia revelado que a competição não estava na programação da agremiação tatuiana, mas a equipe foi “seduzida” e decidiu “conhecer a IberLeague” somente uma semana antes da disputa. Ele admite que não esperava um aproveitamento tão positivo.
“Sabíamos que o nível da competição era bastante elevado. A ideia era a de conhecermos a competição, mas está no DNA sermos competitivos, permitindo a possibilidade de termos bom desempenho nos jogos”, afirmou.
“Foi isso que vimos na IberLeague mesmo com pouco tempo de uma preparação específica para a competição”, completou Barros.
Por fim, o treinador garantiu ter sido “um final de semana movimentado, cheio de emoções e com ótimo desempenho dos atletas”. Mais de 80, com idades entre 6 e 13 anos, defenderam o Bom de Bola.
“Agradeço à prefeitura, ao prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, ao vereador Renan Cortez, Duzinho, Júnior Manna, André Alves, toda a comissão técnica e aos pais, que toparam o desafio conosco”, concluiu Barros.
A etapa sorocabana foi a primeira do circuito de 2022 da IberLeague. Com o desempenho obtido, cinco times do Bom de Bola se classificaram à etapa nacional, ainda sem data e local definidos, a qual concederá vaga à mundial, a ser promovida em Portugal.
De acordo com os organizadores, “a IberLeague é um dos maiores torneios de futebol juvenil do mundo. Neste ano, participam da competição as melhores equipes da Europa, Ásia, África e América, reunindo mais de 50 mil jogadores”.