Da redação
Quem nunca teve aquela sensação de boca seca? Essa sensação vem, geralmente, junto com a sede e o calor. Todavia, Cláudia Gobor, dentista especialista em halitose, explica que esse sintoma pode ser frequente em alguns casos.
Segundo Cláudia, a boca seca é causada quando há produção reduzida de saliva. Por conta disso, ficamos com dificuldades para falar e engolir, dor de garganta e muita sede, podendo levar até a um mau hálito. A sensação de boca seca constante acompanhada de mau hálito, pode indicar problemas bucais sérios que diminuem a qualidade de vida da pessoa.
Segundo a especialista em halitose, a boca seca pode se dar por diversos motivos. “Gravidez, diabéticos e pessoas que possuem transtornos alimentares como bulimia e anorexia, podem ser pacientes frequentes desse sintoma”.
Não só esses, a boca seca pode ocorrer em pessoas que consomem medicamentos anti-hipertensivos, anti-histamínicos, antidepressivos, diuréticos e, também, em pessoas que estão em tratamento com radiação.
Conforme a especialista, as causas mais comuns para a boca seca são: ansiedade, depressão, alteração hormonal e estresse.
Quando essa sensação é frequente, pode ser ocasionada por duas causas, explica a ex-presidente da Associação Brasileira de Halitose: “A sensação de boca seca quando constante pode ser causada pela xerostomia e, também, pode ser devido a um ressecamento da mucosa bucal, provocado pela falta de saliva”.
Qual a relação com o mau hálito?
Quando ocorre o ressecamento, há uma descamação nas células epiteliais da mucosa bucal. Essas células serão depositadas na língua e decompostas por bactérias, o que pode gerar mau hálito.
“Não é comum o conhecimento, mas a boca seca pode sim gerar mau hálito. Quando os sintomas são constantes, por isso, é importante se consultar com um dentista especialista para entender de ondem vêm as causas desse problema”, alerta Cláudia.
Para evitar tanto os efeitos da boca seca, quanto o mau hálito, a especialista aponta ser importante tomar alguns cuidados como beber muita água, fazer uso de enxaguantes bucais e ingerir gomas de mascar sem açúcar que incentivarão a produção de saliva.
“Se seu caso de boca seca for extremo, é indicado que se limite a cafeína e consulte um dentista especializado em halitose”, finaliza