Boa Nova! Nasceu Jesus!

O verdadeiro Natal se encontra dentro de cada um de nós, pois o Natal é o sentimento vivo do nascimento do Menino Jesus!

Raul Vallerine

 É noite! Não temais, eis que vos anuncio uma Boa-Nova que será alegria para todo o povo: hoje, vos nasceu, na Cidade de Davi, um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.

Na Manhã! “Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: “Vamos até Belém e vejamos o que o Senhor nos manifestou” … Foram com grande pressa… Voltaram os pastores, glorificando e louvando o Menino Jesus.

Dia de Natal! No princípio era o Verbo e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.

A Luz veio ao mundo. Hoje, como há mais de dois mil anos, a Luz atravessa a obscuridade da noite e das trevas e nos ilumina. Esta Luz tem um rosto e um nome para nós: Jesus Cristo.

Que o profeta Isaías preanunciou: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz. Ele é a Luz do mundo que ilumina as trevas.  Ele é a Esperança que não decepciona.  Jesus, é a estrela radiante da manhã.

Tocam sinos. Tocam músicas. É Natal. Aniversário do Ser mais importante que esta Terra já abrigou: o Filho de Deus.

As pessoas cantam e falam a respeito do Natal, emocionando corações, é bom nos perguntarmos: O que daremos ao Menino Jesus nesta Noite Santa?

Se o aniversário é do Menino Jesus, o que temos para lhe oferecer? Podemos lhe oferecer os sorrisos que sorrimos durante todos os meses anteriores?

Aqueles que sorrimos para os nossos amores. Mas também para os amores alheios. Ou para quem nem tinha amores.

Podemos lhe oferecer as mãos perfumadas pelo trabalho honroso com que sustentamos nossa família, vencendo cada dia, com dignidade.

Mãos que também ampararam a família de quem padecia necessidades, de quem não tinha pão, nem carne, nem leite.

Mãos que prepararam sopas e as distribuíram nas madrugadas frias aos que não tinham um teto para retornar.

Mãos que embrulharam muitos presentes e colocaram na sala, para serem abertos no dia de Natal.

Mãos que prepararam pacotes vistosos para quem nem espera presentes. Crianças que serão surpreendidas com a realização do seu sonho, ganhando o ambicionado brinquedo.

Idosos que receberão mimos de quem sabe que a velhice deve ser amparada e festejada.

Podemos lhe oferecer nossos braços que aconchegaram ao peito o filho pequeno, que lhe atenderam a febre, a dor, o choro, nas madrugadas afora.

Braços que também se estenderam em direção do próximo, soerguendo-o da tristeza e envolvendo-o em abraços de fraternidade.

Podemos oferecer nossos ombros. Aqueles nos quais choraram nossos amigos, nossos amados.

Ombros que também serviram de apoio a deserdados do mundo que se mostravam tristes e desalentados. Que temos a oferecer para o Menino Jesus?

É noite de Natal. Enquanto cantam hosanas os Mensageiros Celestes, rememorando a noite especial em que o Senhor das estrelas veio à Terra e encarnou entre nós, cantemos também.

Unamos o canto da nossa gratidão ao Senhor Jesus pela vida, pelo lar, pelo que temos, pelo que somos. O Natal será pleno e verdadeiro quando resgatarmos os valores que nos humanizam e a fé que, diariamente, os celebre e os concretize na vida de todos.

Jesus é a realidade decisiva da minha e da nossa existência. No Senhor Jesus, que se fez um de nós, aprendemos a ser todos irmãos, partilhando nossa solidariedade e a proximidade interior, que é o dom mais precioso, e louvando junto com os Anjos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens amados pelo Senhor”.

Desta forma, o Natal cristão é a confirmação do amor de Deus e a completa entrega de seu filho no meio de nós como homem, dando sentido à nossa vida.

Cristo nos acompanha a cada momento nos aconselhando e nos livrando do mal, conforme os desígnios do Pai.