“Black Friday” deve incrementar as vendas de final de ano no comércio

Mais de 300 estabelecimentos devem participar a campanha, diz ACE

Eric Proost, presidente da ACE, incentiva comerciantes a realizarem promoção na “Black Friday (foto: Diléa Silva)

A ACE (Associação Comercial e Empresarial de Tatuí) está incentivando os comerciantes a realizarem promoção na data conhecida internacionalmente como “Black Friday”. Mais de 300 estabelecimentos devem aderir à campanha.

Segundo o presidente da ACE, Eric Proost, esta é uma data muito esperada não só pelos lojistas, mas pelos consumidores, que poderão adquirir produtos com preços mais acessíveis.

“Existe uma expectativa muito grande por esta data. Com isso, conseguimos fomentar ainda mais as vendas do comércio local. É uma grande oportunidade de negócios”, ressaltou.

Ainda conforme Proost, alguns lojistas já estão fazendo a queima de estoque e antecipando as promoções, com o objetivo de aumentar as vendas.

“Alguns comércios, como agências de viagens, não têm como fazer uma promoção em um dia só, então, dividem as ofertas durante todo o mês. Além disso, algumas lojas de roupas e calçados também já entraram no clima da ‘Black Friday’, com promoções bem agressivas”, comentou.

Para o presidente da ACE, a data ainda é uma oportunidade para que os comerciantes possam esvaziar os estoques antes da chegada dos produtos destinados às vendas natalinas.

“O Natal é outra data muito esperada, principalmente pelos lojistas, até porque, o pessoal está com mais dinheiro no bolso. Tem o 13º salário, as férias. Então, o pessoal acaba comprando mais, não só pela data comemorativa, mas pelas férias de verão”, observou.

Neste ano, a “Black Friday” será na próxima sexta-feira, 23, e deve contar com mais de 300 comércios participantes em Tatuí. Conforme Proost explicou, todos os estabelecimentos associados receberam material de divulgação e convite para participar da ação.

A maior parte dos lojistas que aderiu à campanha é dos ramos de vestuário, calçados e perfumaria. São produtos de maior rotatividade e renovados com coleções nas trocas de estações.

A promoção teve início nos Estados Unidos e acontece um dia depois ao Dia de Ação de Graças, feriado no qual os norte-americanos comemoram as realizações do ano e trocam presentes – ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro.

No Brasil, a chegada da “Black Friday” deu-se em 2010 em lojas virtuais e, com o tempo, ganhou espaços nas lojas físicas, como oportunidade de negócios.

“Já faz alguns anos que nós adotamos esta data como uma forma de movimentar o nosso comércio. O Brasil inteiro já nacionalizou esta promoção e vem tendo retorno. Por isso, nós queremos torná-la forte na cidade”, comentou o presidente.

Assim como nas outras campanhas realizadas pela ACE, todos os comércios associados têm apoio do órgão, que fica responsável pela distribuição do material de propaganda, divulgação na mídia e nas redes sociais.

“Neste ano, ainda vamos fazer alguns sorteios na mídia, para divulgar a data, até para incrementar a nossa comunicação com a população. Acredito que vai ser bom para todo mundo”, concluiu.