A Big Band do Conservatório de Tatuí inicia nesta segunda-feira, 27, uma série de três concertos em espaços diferenciados. O primeiro deles é uma apresentação ao ar livre, que marca as boas-vindas do conjunto na temporada artística de 2017. Será às 12h na cantina do Conservatório de Tatuí.
Nos dois dias seguintes, o grupo realiza uma modalidade de apresentações que já é tradicional na instituição. Trata-se dos concertos didáticos. As duas primeiras apresentações deste tipo em 2017 serão em escolas da rede municipal.
Nesta terça-feira, 28, o conjunto coordenado por Celso Veagnoli apresenta-se às 10h na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, na vila Angélica. O segundo concerto didático será na “Eunice Pereira de Camargo”, no Jardins de Tatuí, na quarta-feira, às 10h.
Nas três apresentações da série, a Big Band executará repertório com destaque para as obras do compositor Moacir Santos: “Suk Cha”, “Kermess” e “Maracatucutê”. Destaque também para Vinícius Dorin, ex-aluno e ex-professor do Conservatório de Tatuí, autor de “Guaramiranga”, outra obra do repertório.
A Big Band executará, ainda, as canções: “Up Swing”, de Dave Holand; “Green Dolphin Street”, música de Bronisław Kaper e letra de Ned Washington; “Groovin’ Easy”, de Sammy Nestico; “Jotinha”, de Louise Woolley; “Oração”, de Fabio Gouveia; “Endangered Species”, de Wayne Shorter; e “Fat Cat”, de Donny McCaslin.
Os arranjos são de Paulo Malheiros, Celso Veagnoli e Diego Garbin.
Os concertos didáticos são fruto de parceria entre o Conservatório e a Prefeitura.
A retomada do projeto tornou-se pauta de encontro realizado na quarta-feira, 22, quando a diretoria da escola foi recebida no gabinete da prefeita Maria José Vieira de Camargo.
O Conservatório esteve representado pelo diretor executivo Henrique Autran Dourado, o assessor pedagógico Antonio Ribeiro e o assessor artístico Erik Heimann Pais.
Além dos concertos didáticos, ficou acertada a realização de provas práticas dos alunos do Conservatório, a cada dois meses, na Praça da Matriz, e a volta do projeto Música na Praça, com primeira apresentação agendada para o dia 8 de abril, também com a Big Band do Conservatório de Tatuí.
Para o diretor do Conservatório, com o projeto, a instituição cumpre o papel de levar diversão e lazer à população, além de fortalecer o título tatuiano de “Capital da Música”.
“Agora, já temos um cronograma e levaremos nossos grupos não só à Praça da Matriz, mas ao museu, escolas e onde mais for possível. Queremos ter uma participação intensa na cidade”, afirmou Dourado.