Biblioteca realiza tarde de contação de história de “Brasileirinho” na 2ª

Evento cultural comemora o Dia de Monteiro Lobato e do Livro Infantil

Mabel Zattera e Rafael Meira (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Na data em que se comemora o Dia de Monteiro Lobato e do Livro Infantil – próxima segunda-feira, 18 -, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” sedia, às 14h, a contação de histórias do livro “Brasileirinho – Coleção O Chorinho dos Chorões”, de Mabel Zattera, autora e ilustradora, e de Rafael Meira, coautor e colaborador da pesquisa biografia do músico Waldir Azevedo.

O livro conta a história da composição de Waldir Azevedo, que surgiu por causa do apelo de uma criança ao compositor – música tocada pela primeira vez com um cavaquinho de brinquedo.

Conforme os proponentes do projeto, a união entre a composição de Azevedo e o universo infantil “nutre a possibilidade de aproximar esta faixa etária da música popular brasileira”.

“Isto será feito de forma leve, didática, lúdica e divertida para as crianças”, destacam os músicos Mabel e Meira, que receberam recursos por meio do edital de cultura 02/2021, Concessão de Prêmios Inciso III, da Lei Aldir Blanc (LAB).

Os interessados em participar do projeto de incentivo à leitura devem procurar a biblioteca, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h30, na rua Santa Cruz, 405, ou fazer contato via e-mail biblioteca@tatui.sp.gov.br.

Mabel tem licenciatura em letras (português/espanhol) pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Também é formada em flauta choro pelo Conservatório de Tatuí (2013), onde também fez aulas de flauta erudita.

Em 2021 e 2013, foi idealizadora das edições da Semana do Choro de São Carlos e do projeto “Chorando no EJA – Educação de Jovens e Adultos”. Em 2018, mudou-se para a França, sob designação da Comunidade Recado, onde desempenhou um trabalho de musicista em igrejas, shows e gravações.

Nos dois anos seguintes, apresentou-se em Toulon, na França, com o Duo Bem Casado e com o Trio Du Bresil. Em 2020, estudou flauta erudita no Conservatório TPM, em Toulon.

Mabel, atualmente, reside no Brasil e trabalha com a ilustração e a escrita de uma coleção de dez livros infantis, intitulada “O Chorinho dos Chorões”, além de se especializar em flauta transversal, no Conservatório de Toulon, onde também desenvolve trabalho com a música litúrgica católica.

Meira é natural de Limeira, começou os estudos aos oito anos. Atualmente, aos 22, é formado no curso de cavaquinho do Conservatório de Tatuí.

Durante a carreira musical, Meira fez apresentações com o grupo Reminiscências, de Limeira, em emissoras de rádio e TV. Em 2011, teve a oportunidade de tocar ao lado de Isaías e seus “Chorões”, no Teatro CIEE, em São Paulo.

Também tocou com o grupo Quebrando Galho, ao lado de alunos e professores da escola, no Teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí, e, nas comemorações do Dia Nacional do Choro, no Teatro “Vitória”, em Limeira.

Depois, em 2016, ingressou no curso de educação musical, por meio do ensino à distância, na Ufscar. Dois anos depois, mudou-se para a França e realizou diversos projetos musicais em Toulon, onde desenvolveu trabalho voluntário com a música litúrgica e a produção colaborativa de arranjos e vídeos com grupos de franceses, além de apresentações de choro e de música brasileira.

Em 2020, iniciou o projeto “Domine o Cavaquinho”, em que disponibiliza materiais para o estudo do instrumento. Nesse mesmo ano, criou o canal Play Choro, o qual oferece diversos playbacks do gênero choro.