Biblioteca particular restaurada oferece mais de 23 mil livros





Jheniffer Sodré

Os mais de 23 mil livros tiveram que passar por processo de restauração

 

A biblioteca “Costa Ferreira”, localizada no Colégio Objetivo, está sendo reformada desde o final do ano passado e deve ser reinaugurada ainda neste ano. O grande diferencial dela é o acervo de mais de 23 mil livros e uma estante antiga, que pode ter mais de cem anos.

O móvel, conforme o diretor do colégio, Acassil José de Oliveira Camargo Júnior, é feito de madeira nobre e veio diretamente da Itália.

“A estante ficou muito tempo no antigo Clube Tatuiense, onde hoje é o Clube Alvorada, e, depois, fez parte da biblioteca da faculdade Assetta, a partir de 1969, quando a instituição se instalou na cidade”, relata.

Ele ainda lembra que a estante pode ter feito parte do primeiro gabinete de leitura do município. Camargo conta que, até o ano passado, ninguém sabia da estante na biblioteca do colégio, pois ela estava escondida atrás de outros móveis, além de “toda torta”.

“Aproveitamos a comemoração dos 25 anos do colégio para iniciarmos esse processo de restauração da estante e de reforma da própria biblioteca”. O diretor também informa que o móvel precisou ser completamente desmontado para, então, ser restaurado e envernizado.

Os 23 mil livros também precisaram passar por processo de descupinização para serem recuperados. Muitos deles, segundo Camargo, já estavam desmanchando-se, por conta dos cupins.

O acervo conta com enciclopédias, livros didáticos, arquivos de diários oficiais e de jornais antigos, além de exemplares da literatura brasileira, francesa e hispânica, por exemplo. Há volumes que datam do ano de 1848.

De acordo com o diretor, o espaço da biblioteca será todo montado para receber a estante restaurada e será composto por um ambiente “retrô” para ficar condizente com a época do móvel.

“A entrada da biblioteca terá um ‘clima’ mais antigo, com alguns quadros do pintor Rolf Stadler e demais objetos que combinem com a estante”.