A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” recebe nesta quarta-feira, 7, a escritora infantojuvenil Lúcia Hiratsuka para um bate-papo. O evento acontece às 14h e faz parte do módulo infantojuvenil do programa “Viagem Literária”.
Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo). O objetivo é incentivar a mediação da leitura e a propagação da literatura brasileira, permitindo maior protagonismo das bibliotecas públicas.
Neste ano, o programa completa dez anos e pretende promover a descentralização cultural, por meio de 360 atrações a serem realizadas nos 90 municípios participantes da ação. Em Tatuí, as ações acontecem na biblioteca, equipamento da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. O espaço fica à praça Martinho Guedes, 12, no centro.
A oficina desta semana será com a escritora nascida no sítio Asahi, em Duartina, no Estado de São Paulo. Lúcia cresceu ouvindo as histórias contadas pela sua avó japonesa. No quintal de terra da propriedade, ela rabiscava enquanto criança seu sonho de um dia trabalhar com desenho e histórias.
Lúcia atua há mais de 25 anos na literatura infantojuvenil e recebeu importantes prêmios. Entre eles, o de melhor reconto 2008 da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), Jabuti 2005, por ilustração, e em 2012 pelo livro “A Visita”. Também tem trabalhos com selo “altamente recomendável” da FNLIJ.
O livro “Orie” conquistou o prêmio de melhor para criança, concedido pela FNLIJ no ano de 2015. Concorreu como finalista do Jabuti, selecionado para o catálogo “White Ravens”, da Biblioteca de Munique, e está na lista de honra IBBY 2016.
Entre as obras da escritora, estão: “Um Rio de Muitas Cores” (Editora Studio Nobel); “Urashima Taro” (Editora Global); “Lin e o Outro Lado do Bambuzal” (Edições SM); “Contos da Montanha” (Edições SM); e “Histórias de Mukashi (Elementar).