Diléa Silva
Nesta sexta-feira, 3, das 10h às 11h30, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, da prefeitura de Tatuí, sediará a palestra “Inclusão é Ação”, ministrada por Vade Manoel Ferreira, secretário-geral do CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Tatuí) e coordenador da Apodet (Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí).
O evento está agendado para os alunos da escola estadual PEI “Barão de Suruí”, mas caso alguém se interesse também poderá prestigiar. Basta comparecer até a unidade bibliotecária, situada na rua Santa Cruz, 405, centro.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-5647 ou pelo e-mail biblioteca@tatui.sp.gov.br.
Sobre o palestrante
No dia 21 de junho de 2016, em um acidente de trabalho, Ferreira recebeu uma descarga elétrica de 13.800 volts. Precisou ficar dois meses internado em um hospital, fazer 14 cirurgias e três amputações, sendo duas no braço direito e uma no braço esquerdo, tornando-se, desta forma, uma pessoa com deficiência.
Desde então, “seus olhos se abriram e começou a enxergar um público, que, devido as deficiências física, visual, auditiva ou intelectual, tem sofrido os mais diversos tipos de preconceitos”.
“Foi aí que nasceu em mim o desejo de realizar algo para mudar esta situação, mas o que fazer? Em janeiro de 2019, ouvi falar que teria a eleição para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Tatuí e percebi que era a oportunidade para desenvolver o trabalho que gostaria. Então, fiz a minha inscrição e entrei para o conselho”, conta Ferreira.
No final de 2020, ele passou a coordenar a Apodet, desenvolvendo várias atividades de conscientização, respeito e empatia, dentre elas, a realização de palestras em empresas sobre segurança no trabalho, superação e inclusão das pessoas com deficiência.
Com o objetivo de ampliar a conscientização e construir uma sociedade sem preconceitos, Ferreira realiza o projeto “Sinta, Entenda e Mova esta Causa”, o qual, por meio de palestras e experiências de vida, leva o público a se colocar no lugar do outro por meio de uma reflexão importante: “e se fosse você?”.