Divulgação
Berklee Valencia Quarteto faz apresentação gratuita em Tatuí
O Conservatório de Tatuí recebe nesta quarta-feira, 19, o Berklee Valencia Quarteto. Na passagem pela escola de música, o grupo oferecerá “workshop” e apresentará concerto gratuito.
A apresentação será a partir das 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, no centro. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados momentos antes da apresentação, na bilheteria do teatro.
O Berklee Valencia Quarteto, que leva o nome da instituição de ensino à qual está relacionado em Valência (Espanha), é liderado pelo vibrafonista, compositor e pedagogo Victor Mendoza.
“Trata-se de um dos artistas de maior reconhecimento internacional no jazz e no mundo da percussão na atualidade”, informa a assessoria de comunicação do Conservatório.
Mendoza é, ainda, diretor do programa “Masters of Contemporary Performance”, da Berklee College of Music, da cidade de Valência.
Esta será a segunda apresentação de Mendoza no Conservatório. A primeira aconteceu em 2005, na segunda edição do “Encontro Internacional de Percussão”.
“À época, o percussionista fez concerto memorável”, relembram Luis Marcos Caldana, coordenador do evento, e Cristiane Bloes, pianista que fez participação no concerto, marcado por ritmos latinos.
Nesta quarta, Mendoza apresenta-se acompanhado por Mariano Steimberg (bateria e percussão), Daniel Toledo (contrabaixo) e Ricardo Curto (piano).
Além de Tatuí, o grupo faz apresentações em São Paulo e oferece “workshop” gratuito e aberto para alunos e não alunos do Conservatório. A entrada é franca, a partir das 15h, no Salão Villa-Lobos.
Vibrafonista, produtor, compositor e educador, Mendoza é mexicano. É, também, considerado um dos grandes artistas de jazz latino e percussão mundial na atualidade.
A carreira dele inclui performances com grupos próprios e artistas renomados, como Paquito D’ Rivera, Danilo Perez, George Garzone, Claudio Roditi, Slide Hampton, Antonio Sanchez, Giovanni Hidalgo, Horacio “El Negro” Hernandez e Lee Konitz. Como solista, apresentou-se em vários países.
Com diversos CDs gravados e festejados pela crítica, Mendoza é artista “Yamaha” e “Vic Firth”. Ele conquistou reconhecimento internacional como educador e, com frequência, coordena “masterclasses” em universidades e conservatórios ao redor do mundo.