Da reportagem
Na noite desta quarta-feira, 11, no Centro Cultural, aconteceu a abertura do Bazar de Natal de Tatuí, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), que tem atividades até o dia 22.
O evento contou com a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, da primeira-dama e presidente da Fusstat, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; da deputada estadual Maria Lúcia Cardoso Pinto Amary (PSDB); e dos vereadores Antônio Marcos de Abreu (Republicanos), Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD), Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PSD) e Levi Pinto Soares (MDB).
Também estiveram presentes os secretários municipais Wilian Alexandre Nunes da Silva (Assistência e Desenvolvimento Social), Luís Donizetti Vaz Júnior (Governo e Transporte Público), Giovana de Sousa Domingues (Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho) e Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer).
Por fim, além do púbico, compareceram os secretários municipais: Miguel Ângelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), Fabiana Grechi (Serviços Públicos e Zeladoria) e Marcel Soares (Obras e Infraestrutura); e o chefe de gabinete da prefeitura, Patrício Antunes Pereira.
A solenidade, com decoração assinada por Jorge Rizek, teve início com o coral do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida. O mestre de cerimônias do evento, Rogério Vianna, diretor municipal da Cultura, após a apresentação do coral, enumerou as peças oferecidas no bazar.
“Neste espaço, são vendidas lindas peças para compor a decoração da sua casa, confeccionadas com muito carinho pelas professoras e voluntárias do Fundo Social, como, por exemplo, toalhas bordadas, jogos americanos, nécessaire, aromatizadores, água de lençol e sabonetes com diversos aromas”.
“E, é claro, aquele tradicional café do Fusstat, onde é possível adquirir e saborear as bebidas e comidas preparadas pela cozinha do Fundo Social, entre elas, o famoso beliscão, roscas, ovos, pães, salgados e tortas”.
Já a presidente do Fusstat, em seu pronunciamento, elogiou o trabalho realizado pela equipe da entidade, expressou alegria pela presença de todos e convidou a população a prestigiar o bazar. Ela ressaltou que a renda arrecadada será destinada aos cursos de capacitação gratuitos oferecidos pelo Fusstat.
A deputada Maria Lúcia também enalteceu o trabalho. “Tive a oportunidade de presidir o Fundo Social de Solidariedade por oito anos em Sorocaba, cuidando não só da assistência social, mas também da promoção social. E quando a gente faz com amor, com dedicação, isso move toda uma sociedade”, declarou ela.
O prefeito, em discurso, parabenizou a esposa e presidente do Fundo Social: “Ela mostra, a cada ano que passa, essa vontade de servir as pessoas. Nós conversamos bastante sobre esse fogo que ela tem, essa garra de quando pegar algo para fazer. Acho que as pessoas que estão aqui são prova disso que eu falo. dos sonhos que ela divide”.
À reportagem, Regiane acentuou que o Fundo Social tem como objetivo formar cidadãos, auxiliando aqueles que não podem trabalhar fora a terem renda extra podendo trabalhar em casa.
“Temos oito núcleos, e, em todos eles, há cursos, desde artesanato, culinária, cabeleireiro, manicure, informática. Todos têm a sua importância e são muito procurados”, comentou.
A presidente avalia a adesão aos bazares anteriores como “muito positivo”. “A gente sente que o pessoal aguarda esse momento para estar conosco no Bazar de Natal”, salientou.
Como os principais produtos disponíveis para compra, a primeira-dama declara que o “Café do Fusstat” tem destaque: “A gente vende muito o nosso café, que é um sucesso com as nossas roscas de coco e nossos pães. E, na parte de artesanato, temos a saboaria, que são os aromatizantes, sabonetes. Trabalhamos os dez dias de bazar, sempre produzindo para repor”.
Já a deputada comentou acreditar que as ações sociais são fundamentais: “O trabalho precisa vir acompanhado da questão da promoção social, sendo importante a valorização das pessoas e dando espaço para que elas possam sair da situação em que se encontram”.
“Ter na cidade alguém que cuida da área social com atenção, com preocupação e com a capacitação que estou vendo neste projeto, dá a possibilidade de as pessoas se libertarem de uma série de situações”, acrescentou Maria Lúcia.
A deputada também elogiou o trabalho da primeira-dama: “Tenho visto o trabalho que a Regiane vem fazendo; é um trabalho de dedicação. Ela tem uma equipe extremamente dedicada, um pessoal envolvido e motivado, sendo um trabalho que temos que valorizar, pois a população se sente acolhida. E, quando isso acontece, as coisas caminham melhor”.
O prefeito destacou que os trabalhos sociais são de “suma importância”. “Ajuda o Poder Executivo na condução dos trabalhos. O Fundo Social é um braço importantíssimo nosso, pois, através dele, identificamos as famílias que têm vulnerabilidade, onde conseguimos identificar dificuldades e, por outras secretarias, acabamos chegando em quem está precisando”, argumentou.
Cardoso Júnior também aproveitou para reiterar o reconhecimento ao trabalho da esposa: “Ela é muito presente, está sempre atenta; mudou totalmente os horários dos cursos, a quantidade de cursos oferecidos, diversificando bastante, além de aumentar o número de núcleos”.
“Hoje, ela faz uma avaliação com a equipe e procura identificar o que as pessoas pedem, formando muita gente, e tenho certeza de que tem muito a evoluir”, acrescentou o prefeito.
O encerramento da solenidade foi com o show “Cantar É Mover o Dom”, com clássicos da MPB, do jazz e de standards da Broadway, pelo duo Natália Campos (soprano) e Joseval Paes (guitarra).
Produtos
O Bazar de Natal também oferece uma variedade de peças para decoração, todas feitas pelas professoras e alunos do Fusstat.
Entre os itens disponíveis, estão toalhas bordadas, guardanapos de tecido, nécessaires, aromatizadores, águas de lençol e sabonetes com diferentes fragrâncias.
Além disso, os produtos do Café do Fusstat, como o famoso beliscão, roscas, bolos, pães, doces, gelados gourmet.
A população pode prestigiar o Bazar de Natal até o dia 21 nos seguintes dias e horários: de 12 a 14 (quinta-feira a sábado), das 12h às 18h; dia 15 (domingo), não haverá atividades; e de 16 a 21 (segunda-feira a sábado), das 12h às 22h, no Centro Cultural de Tatuí, à praça Martinho Guedes, 12, no centro.