Batizado e formatura encerram festival e encontro de capoeira

Evento teve início na terça-feira e é encerrado neste sábado (foto: divulgação)

A Escola de Capoeira Cruzeiro do Sul de Tatuí, com o apoio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura, encerra neste sábado, 18, o 10º Festival e Encontro Nacional de Capoeira de Tatuí. O evento faz parte da programação dos 192 anos de aniversário do município.

O encerramento do festival acontece no Centro Cultural e tem início às 9h, com batizado e troca de graduação dos alunos. Às 14h, será a cerimônia de formatura do contramestre Lablak, que receberá a graduação de mestre de capoeira, sendo o primeiro a alcançar esse título no município.

Com coordenação de Lablak e supervisão do mestre Meinha, o evento tem o objetivo de “promover ações que beneficiem a população de Tatuí e região”, disponibilizando, gratuitamente, diversas atividades.

A programação foi iniciada na terça-feira, 14, com uma vivência de dança afro, ministrada pela monitora de capoeira Rafaele Breves, no CEU das Artes.

No mesmo local, na quarta-feira, 15, houve a exibição do filme “Jogo de Corpo: Capoeira e Ancestralidade”, dirigido por Cinézio Peçanha, o mestre Cobra Mansa, além de Matthias Assunção e Richard Pakleppa.

O festival seguiu na quinta-feira, 16, com uma oficina de capoeira com o mestre Alemão, do grupo Capoeira Atitude Brasil, de Sorocaba e Votorantim. A oficina ocorreu na Emef “José Tomás Borges”.

Na sexta-feira, 17, foi realizada uma atividade no bairro Americana, apenas para convidados e integrantes da Escola de Capoeira Cruzeiro Sul.