Basquete Tatuí vence o São Caetano pelo último jogo do “play off” do Paulista

Equipe espera resultados para saber o adversário da “final four”

Invicta na fase de classificação, seleção espera o adversário da final (foto: Ana Flávia Ogata)
Da reportagem

O Grupo BT/Clube de Campo, o Basquete Tatuí, posicionou-se como favorito do Campeonato Paulista de Basquete ao vencer, no domingo passado, 19, o São Caetano pelo placar de 98 a 79.

A seis jogos sem sofrer nenhuma derrota e líder absoluto da tabela, a equipe, comandada pelo técnico William Drudi, já havia garantido vaga para a “final four” no jogo contra Pindamonhangaba, quando venceu o adversário por 66 a 78.

A disputa contra o São Caetano, no ginásio “Manoel Soares”, do Clube de Campo, teve início com o visitante saindo na frente no placar. No entanto, nos últimos minutos do primeiro quarto, o Basquete Tatuí, por um ponto, passou à frente, finalizando-o em 26 a 25.

No segundo quarto, o time se encontrou em quadra e conseguiu abrir vantagem de 14 pontos. Castellon fechou a primeira etapa com 55 a 41, com uma cesta de três pontos a segundos da zeragem do cronômetro.

Nos dois quartos seguintes, o Basquete Tatuí seguiu no mesmo ritmo, dando trabalho para a marcação adversária.

Felipe Franklin, com 19 pontos, três rebotes e uma assistência, e Rafael Castellon, 16 pontos, três rebotes e uma assistência, foram considerados os destaques da partida.

Franklin comentou sobre a força que a seleção local deu a ele em um momento delicado pelo qual passou, e garantiu que a meta da equipe sempre foi ser campeã.

“Tatuí deu todo o suporte que precisei, psicologicamente e fisicamente, para que eu pudesse jogar da melhor forma e buscar uma vitória para a cidade. O nosso plano é sermos campeões e vamos para cima”, afirmou.

Para o ala Jalen Jones, a vitória da equipe no campeonato é o “sentimento que mais importa nesse momento”. Ainda ressaltou que o “grupo já é uma equipe campeã e que, para chegar à vitória no campeonato, só deve seguir o plano”.

William Drudi sustentou que a boa campanha da equipe nos jogos é fruto de um trabalho em sintonia com o elenco. E relatou que nem sempre os atletas conseguem dar o máximo deles em quadra, no entanto, reforça que, apesar desses “dias ruins”, a entrega da equipe tem de ser total.

Falou também que a formação do time fora montada de forma que todos os integrantes pudessem ter “química e a liberdade de um poder cobrar do outro, além de não terem vaidade fora de quadra”.

“Isso mostra a força do elenco. Hoje, nós temos um plantel de jogadores muito forte para que possamos brigar sempre pelas primeiras posições”, completou.

O técnico também solicitou ao prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior empenho para que as partidas da “final four” possam ser realizadas em Tatuí. “Fizemos de tudo dentro de quadra para que pudéssemos finalizar a fase no primeiro lugar. E seria de extrema importância trazermos esses jogos para cá, que será um espetáculo gigantesco, com quatro grandes equipes e jogos de altíssimo nível”, afirmou.

Na quinta-feira, 23, o Diadema perdeu, em casa, para a Liga Sorocabana pelo placar de 57 a 63. No segundo jogo da disputa por uma vaga na “final four”, em Pindamonhangaba, o São Caetano venceu o time da casa por 90 a 79.

Neste sábado, 25, às 16h, o São Caetano enfrenta, em casa, o time de Pindamonhangaba. Já às 19h, em Sorocaba, a Liga Sorocabana (LSB) joga contra o Diadema.

De acordo com o sistema de disputa, nesta fase, são disputadas três partida, jogando-se a primeira com o mando de jogo da equipe que tiver classificação inferior e a segunda e terceira partidas, se necessárias, com o mando de jogo do time com classificação superior.