Basquete Tatuí vai a quadra por 2 competições diferentes neste mês

Equipe disputará segundo turno do ‘Brasileiro’ e iniciará a Copa São Paulo

Técnico e jogador William Druddi (foto: Diego Maranhão/Brand/CBB)
Da redação

Após terminar o primeiro turno da Conferência Jatyr Schall do Campeonato Brasileiro de Basquete 2022 na terceira colocação, o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí se prepara para novos confrontos neste mês.

Em março, o Basquete Tatuí iniciará a campanha na Copa São Paulo Adulta Masculina – 2022, promovida pela FPB (Federação Paulista de Basketball), e retornará a Santa Catarina para disputar o segundo turno da competição nacional, organizada pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball).

O primeiro desafio da agremiação tatuiana no terceiro mês de 2022 é a estreia no campeonato estadual. No próximo domingo, 12, a equipe jogará “fora de casa”, diante do AZ Araraquara, no Ginásio Municipal “Guilherme Fragoso Ferrão”, às 19h.

Logo na sequência, o Basquete Tatuí precisará “virar a chave” e retomar as atenções ao torneio nacional. O elenco e a comissão técnica deixarão o município retornando para Brusque (SC), para mais seis jogos válidos pelo segundo turno do “Brasileiro”.

Menos de 72 horas após o início do confronto em Araraquara (SP), a equipe de Tatuí joga no Ginásio Multiuso de Brusque, na terça-feira, 15, a partir das 15h. A partida será contra o Coritiba Monster/Thalia, de Curitiba (PR).

No dia seguinte, às 17h, novamente no Ginásio Multiuso de Brusque, o Basquete Tatuí terá a ADRM Maringá como rival. Já no dia 17, uma quinta-feira, a agremiação tatuiana tem confronto marcado diante dos “donos da casa”, o Brusque/FME/Aradefe, às 19h15.

O Basquete Tatuí irá finalizar a participação no segundo turno da Conferência Jatyr Schall nos dias seguintes, enfrentando: a LSB, de Sorocaba (SP), no dia 19, um sábado, às 15h; novamente a AZ Araraquara, no dia seguinte, no mesmo horário; e o Flamengo/Blumenau, dia 22, uma terça-feira, às 17h15.

No primeiro turno, o representante tatuiano venceu quatro partidas e perdeu duas. A campanha foi iniciada com três vitórias na Arena Brusque: 66 a 57, diante do Coritiba Monster/Thalia, dia 18 de fevereiro; 69 a 66, contra a ADRM Maringá, no dia seguinte; e 64 a 57, contra o Brusque/FME/Aradefe, no dia 20 de fevereiro.

Em um dia sem jogos, o Basquete Tatuí viajou a Blumenau (SC) para confrontar os times do grupo B da Conferência Jatyr Schall, no Ginásio Galeão. No dia 22 de fevereiro, a agremiação local disputou o “clássico regional” contra a LSB, de Sorocaba, e venceu por 60 a 56. Contudo, o time perdeu o armador Heitor Cardoso, que se machucou e precisou passar por cirurgia.

Já sem Cardoso, no dia 23 de fevereiro, o time tatuiano realizou o duelo dos únicos invictos da conferência, contra a AZ Araraquara. Ao término do confronto, a equipe rival saiu vencedora pelo placar de 71 a 60, encerrando a campanha tatuiana que até então tinha 100% de aproveitamento.

Na última partida do primeiro turno da conferência, o Basquete Tatuí ainda “perdeu” o pivô Paulão e o armador Michel contra o Flamengo/Blumenau, considerado um dos favoritos ao título. O embate terminou com o placar de 109 a 48 para a agremiação catarinense.

Os quatro primeiros colocados da conferência, ao término dos dois turnos, classificam-se para a próxima fase, junto às outras quatro equipes classificadas da Conferência “Amaury Pasos”, composta por mais sete equipes.

Das oito agremiações que se garantirem na segunda fase – ainda sem data para ser disputada -, quatro se classificarão para o “final four”, que definirá o campeão brasileiro. Além do título, a equipe vencedora ainda garante uma vaga na elite nacional, o NBB (Novo Basquete Brasil).

A partir do próximo mês, o Basquete Tatuí retorna aos confrontos da Copa São Paulo. Pela segunda rodada, dia 3 de abril, um domingo, às 16h, o time local jogará contra o FR/Basquete Assis, na cidade homônima. Três dias depois, novamente “fora de casa”, os tatuianos terão a LSB como adversária, às 19h, em Sorocaba.

O primeiro jogo da equipe em Tatuí será apenas na quarta rodada do certame. A agremiação receberá no Ginásio Manoel Soares, nas dependências do Clube de Campo, o XV de Piracicaba, dia 10 de abril, um domingo, às 16h. Exatamente 14 dias depois, no mesmo local e horário, o Basquete Tatuí jogará com o FR/Basquete Assis.

A partida tatuiana seguinte acontecerá somente no dia 15 de maio, um domingo, às 16h, diante do AZ Araraquara, no ginásio campestre. Sete dias depois, às 16h, o Basquete Tatuí viaja a Piracicaba para confrontar os donos da casa.

Na oitava rodada, encerrando a fase inicial, o Basquete Tatuí recebe a LSB, dia 29 de maio, um domingo, às 16h, no Clube de Campo.

Além dos adversários tatuianos na primeira fase, a edição de 2022 da Copa São Paulo ainda conta outros quatro times participantes: São José Desportivo, FR/Semelp/Pindamonhangaba, América de Rio Preto e Memorial/Fupes/Santos.