
Da reportagem
O Grupo BT/Clube de Campo, o Basquete Tatuí, está confirmado na Liga Ouro, competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancelada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
O torneio é considerado a principal porta de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB), a elite da modalidade nacional, e garante vaga direta ao campeão na temporada seguinte.
Na Liga Ouro, o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí enfrentará as equipes do Fluminense, Basket Joaçaba, Instituto Viva Vida, Basquete Brusque e América Towers, “em uma competição que promete alto nível técnico e grandes desafios”.
Em evento no Memorial do Rugby, junto ao Museu da Imagem e do Som de Tatuí (MIS), nesta quarta-feira, 28 de janeiro, o time apresentou os atletas que disputarão a competição, desde os que já integravam a equipe na temporada passada e permaneceram até os que chegam para as competições deste ano.
Entre os contratos renovados, estão o armador Robson Júnior (Robsinho), que atuou no NBB pelo Cerrado Basquete e foi eleito o melhor armador do Campeonato Paulista de 2025; o ala-armador Igor Araújo, com passagens pelo NBB defendendo São Paulo e Bauru; o ala Aquiles Novo, que já atuou no NBB pelo Pato Branco; e o ala Rafael Castellon, que jogou no NBB por Sorocaba, Bauru e Campo Mourão, é o maior cestinha da história da Liga Ouro e chega à sexta temporada defendendo a equipe tatuiana.
Também seguem no elenco o ala-pivô Leo Bispo, MVP do último Campeonato Paulista e com passagens pelo NBB por São José, Flamengo e Mogi; o pivô Guizão Estevão, que atuou no NBB pelo Botafogo; além dos treinadores William Drudi e Felipe Taddei, ambos com contratos renovados.
Entre as novas contratações, o clube anuncia o armador João Machini (João Mini), com passagens pelo NBB por Franca e Caxias e tricampeão do NBB e das Américas; o ala-armador Alef César, que jogou o NBB pelo Botafogo em 2025 e acumula passagens por Flamengo, Santos e Cruzeiro; e o ala JP de Paula, que atuou na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) por Ponta Grossa.
Também foram anunciados o ala Arthur Abreu, com passagens pelo NBB por Caxias e Rio Claro; o pivô Victor Henrique, que atuou no NBB por Corinthians, Pato Branco e Cerrado; e o pivô Dida Pereira, que jogou o NBB por Uberlândia, foi eleito três vezes MVP do Campeonato Paulista e integrou duas vezes a seleção do Campeonato Brasileiro.
A comissão técnica e de apoio também é destaque no projeto. O elenco conta com o reforço do treinador Daniel Leque, que veio do Santos e é tricampeão paulista; o preparador físico Joaquim Gustavo, com contrato renovado; e Pablo Marcelino, com passagens por Minas e Pinheiros, responsáveis pela preparação física da equipe.
O fisioterapeuta Anderson Antullini também teve o contrato renovado. O clube ainda conta com o trabalho do auxiliar geral Sandro Mandela, profissional que representa a “dedicação diária nos bastidores do projeto”, atuando em diversas frentes de apoio à equipe.
À frente da gestão, está Emanuel Lopes, responsável pela condução do projeto de basquete de Tatuí nas categorias adulta e de base.
“Com dedicação e compromisso, Emanuel é peça fundamental na organização, no planejamento e no desenvolvimento de cada engrenagem que compõe o projeto esportivo do município”, divulgou a assessoria de comunicação da prefeitura.
“Para a temporada 2026, o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí apresenta um plantel robusto, formado por atletas experientes, com passagens por grandes equipes do basquete brasileiro, além da manutenção de uma base sólida, que vem se destacando nas últimas temporadas”, complementa a assessoria.
Paralelamente à disputa da Liga Ouro, o basquete tatuiano também estará em quadra na Copa São Paulo, competição em que a equipe é a atual bicampeã.
“Diante do calendário intenso e do nível técnico das duas competições, o plantel foi montado estrategicamente para garantir rodagem, profundidade e equilíbrio, permitindo à equipe manter alto rendimento ao longo da temporada e brigar por protagonismo em ambos os torneios”, acrescenta a assessoria.
Durante o evento, o secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), disse que “ter os novos nomes é um ganho muito grande”.
“A importância disso é o espelho que representa, não só para o basquete e para a juventude, acrescentando muito ao cenário esportivo do município. Termos uma equipe para disputar a Liga Ouro, o Campeonato Paulista e o Brasileiro, fortalecendo não apenas o basquete, mas também o cenário de outras equipes e modalidades”, acrescentou.
Posteriormente, o presidente da Federação Paulista de Basquete, Enyo Correia, lembrou que todo o projeto do basquete “começou lá atrás”. “Não vem do dia para a noite. O projeto do qual esses atletas hoje fazem parte foi algo em que o município acreditou, a prefeitura acreditou”, comentou.
“Hoje, neste momento de grande importância para o município e para o basquetebol paulista, a federação acredita nos municípios e, além de acreditar, faz o esporte com seriedade. Por isso, é importante a federação estar aqui nesta tarde, algo que fiz muita questão”, acrescentou.
O presidente também parabenizou as pessoas envolvidas no projeto, como o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; o diretor técnico, Emanuel Lopes Cardoso; o secretário do Esporte; e o presidente do Clube de Campo, João Francisco de Lima Filho.
Além disso, desejou sorte à equipe. “Tenho certeza de que vocês irão representar bem o estado de São Paulo. Lembrando que Tatuí, nesta edição da Liga Ouro, é a única equipe paulista que representa o nosso estado. Tenho certeza de que farão um ótimo campeonato e conseguirão a vaga para o NBB”, finalizou.
Em seguida, o presidente do Clube de Campo desejou sucesso à equipe. “Confiando neste trabalho, foi plantada uma sementinha lá atrás, e hoje ela está crescendo e começando a dar frutos. Parabéns, prefeito, pela coragem que o senhor teve de acreditar neste trabalho brilhante”, acrescentou.
Já o diretor técnico falou sobre a importância de todo o grupo, desde jogadores, técnicos, fisioterapia, coordenação e todos que apoiam o projeto da equipe.
“Acho que este momento que o basquete está vivendo é a continuação de um sonho. Perdi as contas de quantas vezes saímos de Tatuí para assistir o pessoal jogar, e não tínhamos nem a pretensão de montar uma equipe adulta”, comentou.
“Sempre fomos apaixonados por esse esporte, mas, acima disso, sempre fomos apaixonados por Tatuí. Amamos o basquete, mas amamos muito mais o Basquete Tatuí”, declarou.
“Pode parecer um tom pessimista falar isso, mas, hoje, podendo dizer para esse pessoal que todos têm passagem por algum campeonato do NBB, alguns campeões de NBB, campeões brasileiros e atletas de seleção brasileira, nunca imaginamos que chegaríamos a esse ponto. Pode soar um pouco pessimista, mas creio que, antes mesmo de o campeonato começar, por mais longo que ele seja, este momento ficará marcado na minha memória como a primeira vitória na Liga Ouro”, acrescentou.
“Acho que apenas nós, que estamos no dia a dia, sabemos o quanto foi trabalhoso para que isso se tornasse possível. Quero agradecer a presença de todos. Espero, do fundo do meu coração, que essa seja só a primeira vitória, pois há muita coisa boa por vir ainda. É um orgulho ter todos vocês aqui. Muito obrigado por confiarem no nosso trabalho”, complementou.
Já o prefeito comentou que a associação do basquete teve início em 1992 e foi interrompida por questões burocráticas, retornando em 2006, quando o trabalho era desenvolvido com crianças da cidade, sempre sonhando com uma equipe adulta.
“Em 2019, começamos a engatinhar de uma forma muito rudimentar. Era uma proposta totalmente nova. Não conhecíamos o que era um esporte de alto rendimento e alto nível, pois a cidade não tinha essa cultura e não entendia a dimensão, a seriedade e o alcance de se ter uma equipe vinculada a uma federação”, acrescentou.
“O XI de Agosto abriu as portas, fomos até um determinado momento, veio a pandemia e tivemos que parar. Depois, nos adequamos e, no retorno, já disputamos o triangular da série A1 da federação, juntamente com Pindamonhangaba e Assis”, complementou.
O prefeito Miguel também comentou que, após o primeiro título, como campeão da A1, a história foi “se construindo”. “A cada ano a gente melhorava, a cada ano conseguimos convencer mais apoiadores e, por uma questão do destino, me tornei prefeito e consegui ampliar ainda mais os apoios e os recursos”, contou.
O chefe do Executivo também afirmou que está próximo de anunciar um novo ginásio para o município. “A partir, provavelmente, do primeiro semestre, temos o projeto de dois ginásios. Um será construído na Fundação (Manoel Guedes), por contrapartida, voltado para o basquete e para o vôlei”, antecipou.
“Paralelamente a isso, conseguimos, junto ao governo do estado, um recurso para construir um ginásio em frente à Colina das Estrelas, em um loteamento onde recebemos a área institucional e tratamos a contrapartida com o loteador, pois o recurso estadual não é suficiente para a construção de uma arena”, continuou.
“Queremos uma quadra de 40 por 20 metros, para que possamos sediar, no futuro, os Jogos Regionais e os Jogos Abertos. Provavelmente, todas as nossas feiras e festas também acontecerão lá, com um estacionamento amplo. Talvez isso demore um pouco mais, porque o primeiro projeto é de iniciativa privada, então, é mais fácil”, complementou.
Posteriormente, o diretor técnico comentou à reportagem do jornal O Progresso de Tatuí que o principal objetivo na busca por novos jogadores foi dar “profundidade ao elenco”.
“Temos atletas que atuam nos mais diversos setores da quadra, pontuadores, jogadores que fecham e abrem espaços, enfim, um arsenal muito grande, necessário, já que disputaremos a Liga Ouro e a Copa São Paulo simultaneamente”, explicou.
“Viemos defender a nossa coroa na Copa São Paulo, e o principal objetivo foi não perder qualidade nas competições, sermos competitivos e termos profundidade, independentemente do adversário ou das adversidades”, completou.
Neste ano, a equipe disputa a Liga Ouro, a Copa São Paulo, os Jogos Regionais, os Jogos Abertos e o Campeonato Paulista. “E não tem como não sermos realistas: se formos campeões da Liga Ouro, pleitearemos uma vaga no NBB”, finalizou Cardoso.
Além disso, o Basquete Tatuí conta com parceiros e patrocinadores, entre eles, a prefeitura de Tatuí, Empório das Frutas, Academia SportZone, Restaurante Tropical, Kéke Empreendimentos, Grupo BT, Geroto Hortifruti, Grupo Comendador, Pacaembu Construtora, Clube de Campo de Tatuí, Benito’s Pizzaria, Piveta Poles, Grupo Sanson, Mirante dos Ramos e Sylvestre Ingredientes Naturais.
“Com planejamento, investimentos e um plantel qualificado, Tatuí reafirma sua tradição esportiva e amplia sua presença no cenário nacional, fortalecendo o esporte como instrumento de inclusão, desenvolvimento e valorização do município”, finaliza a assessoria de comunicação.







