Da redação
Até o fim da tarde desta sexta-feira, 25, o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí havia vencido quatro das cinco primeiras partidas na inédita participação no Campeonato Brasileiro de Basquete 2022. A campanha põe a agremiação na liderança da Conferência Jatyr Schall.
Para manter a primeira posição na disputa, o “Basquete Tatuí” jogaria a última partida do primeiro turno do campeonato, no Ginásio Galeão, em Blumenau (SC), diante do Flamengo/Blumenau, na noite desta sexta-feira, 25, às 19h30 (após o fechamento desta edição, às 17h).
A equipe profissional tatuiana iniciou a campanha na Arena Brusque, na cidade homônima, em Santa Catarina, com três vitórias: 66 a 57 diante do Coritiba Monster/Thalia, na sexta-feira, 18; 69 a 66, contra a ADRM Maringá, no dia seguinte; e 64 a 57, contra o Brusque/FME/Aradefe, no domingo, 20.
Em um dia sem jogos, o Basquete Tatuí viajou a Blumenau para confrontar os times do grupo B da Conferência Jatyr Schall. Na terça-feira, 22, a agremiação local disputou o “clássico regional” contra a LSB, de Sorocaba, e venceu por 60 a 56.
Apesar do triunfo, a partida foi bastante conturbada para o técnico Willian Drudi, que perdeu dois atletas por contusão e viu o adversário encostar no placar várias vezes, depois de ter colocado dez pontos de vantagem no primeiro tempo.
Após o ala Rafael Castellon ter recebido o prêmio de MVP (jogador mais valioso) nas três primeiras partidas, diante da LSB, o ala Felipe Taddei foi eleito o melhor em quadra, ao anotar 12 pontos, dar três assistências e pegar cinco rebotes.
Um dos jogadores que deixaram o jogo contundidos é o armador Heitor Cardoso. Ele foi atendido e encaminhado ao Hospital Imigrantes, em Brusque. Na unidade de saúde, o atleta acabou operado pelo cirurgião Teri Roberto Guérios, auxiliado por Sebastião Alexandre Isfer de Lima.
Conforme a assessoria de comunicação da equipe, apesar de grave, “a cirurgia foi um sucesso”. Cardoso necessitará de acompanhamento especializado nos próximos meses e o Basquete Tatuí está oferecendo todo o suporte necessário para a recuperação dele.
Já sem Cardoso, na quarta-feira, 23, o time tatuiano realizou o duelo dos únicos invictos da conferência, contra a AZ Araraquara. Ao término do confronto, a equipe rival saiu vencedora pelo placar de 71 a 60, encerrando a campanha tatuiana que até então tinha 100% de aproveitamento.
Mesmo com a derrota, Taddei foi o cestinha da partida. Ele marcou 19 pontos (quase um terço dos pontos tatuianos no confronto), além de ter pegado cinco rebotes e dado duas assistências. Castellon anotou 17 pontos, deu três assistência e pegou seis rebotes.
Apesar do revés, o Basquete Tatuí encerrou a quinta rodada na liderança, com nove pontos somados em cinco jogos. O time de Araraquara, com um jogo a menos, tem oito pontos.
As agremiações LSB, Flamengo/Blumenau, Brusque/FME/Aradefe e Coritiba Monster/Thalia, todos com seis pontos, e a ADRM Maringá, na “lanterna”, com quatro pontos, completam a classificação da conferência.
Com sete equipes, a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) promove três jogos em cada data. Na quinta-feira, 24, a confederação promoveu mais três confrontos, mas o Basquete Tatuí “folgou” na rodada.
Após disputar a última rodada do primeiro turno nesta sexta-feira, 25, o Basquete Tatuí terá cerca de duas semanas para se preparar para o segundo turno. A equipe local retornará a Brusque para a segunda metade da fase inicial no dia 15 de março, para mais seis partidas.
Para Drudi, apesar do início satisfatório, a competição ainda está no início. Segundo o treinador, a disputa é de “tiro curto, mas longo”. “De tiro curto, porque, em dez dias, disputamos seis jogos e, depois, em nove dias, serão mais seis jogos. Porém, é longo, pelo número de partidas”, explicou.
“Nós temos cinco jogos e quatro vitórias, mas isso não nos garante classificação. Ainda precisamos somar o maior número de vitórias para tentarmos a melhor classificação possível”, afirmou Drudi.
O Campeonato Brasileiro de Basquete ainda conta com outros setes times na conferência B: Basket Osasco e Memorial/FUPES/Santos, de São Paulo; AEGB/Vila Nova, de Goiás; e Praia Clube/Gabarito/Unimed, de Minas Gerais, no grupo A; e Botafogo e Sodiê Salgados/ Mesquita/LSB, do Rio de Janeiro; e São José Desportivo, de São Paulo, no grupo B.