Da reportagem
A temporada 2021 do basquete masculino de Tatuí terá início neste domingo, 6, na Copa São Paulo Adulto, conforme anúncio da Federação Paulista de Basquete (FPB). No ano passado, a equipe foi vice-campeã do torneio, que teve a fase final em Sorocaba.
Além da equipe AABT/Tatuí, compõem o torneio outras cinco agremiações: LSB/B2B, FR/Semel Pindamonhangaba, Assis Basket, Corinthians e Paulistano, ambas com atletas da categoria sub-22.
De acordo com o regulamento divulgado pela entidade, as agremiações jogam entre si na fase inicial, em turno único, e as quatro melhores classificadas garantem vaga no “Final Four”, que definirá o campeão da Copa São Paulo.
A equipe tatuiana estreará jogando em casa, contra Pindamonhangaba, neste domingo, 6, às 11h, no CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) “José Edson Leal Leite”, ao lado da Escola Estadual “Professor Fernando Guedes de Moraes”.
A assessoria de comunicação da prefeitura destaca o torneio como “um grande desafio para o Basquete de Tatuí, pois enfrentará equipes que figuram, atualmente, na elite do basquete nacional, como o Corinthians (sexto colocado na última edição do NBB) e o Paulistano (eliminado pelo Flamengo na semifinal do NBB no dia 15 de maio); além das equipes de Sorocaba e Assis, que já estiveram na competição nacional em anos anteriores”.
O treinador da equipe tatuiana, Júlio Malfi, diz estar alegre e ansioso pelos confrontos que virão pela frente.
“Não tem como o grupo não ficar ansioso. Na região, será a primeira vez que grandes equipes com tradição no basquetebol jogarão em nossa cidade. É uma alegria muito grande poder receber as melhores equipes e fazer a população ter contato com a nata do basquete paulista”, diz o técnico.
Campeonato Paulista
O torneio mais importante do qual Tatuí deve disputar nesta temporada é a elite do Campeonato Paulista, realizado no segundo semestre. A equipe conquistou a vaga em 2020, ao se sagrar campeã do Campeonato Paulista masculino da primeira divisão, vencendo o Assis Basket – que também disputará a Copa São Paulo deste ano.
Mas, de acordo com o técnico, “infelizmente, a participação ainda não é confirmada, em virtude da falta de patrocinadores”.
“Ainda não temos a certeza de participar do torneio, porque faltam cotas de patrocínio a serem preenchidas, para que possamos cumprir com dignidade os compromissos que essa competição exige. Mas, tenho muita fé e esperança que conseguiremos, pois seria o ápice dos esforços em prol da modalidade em nossa região”, salienta Malfi.