Da reportagem
Na tarde de quarta-feira, 9, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a base móvel do projeto “Consultório na Rua – CnaR” em Tatuí.
Nela, uma equipe multiprofissional, composta por enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social, agentes de saúde integrantes da Estratégia Saúde da Família (ESF), da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), prestará atendimento de saúde para os mais vulneráveis em situação de rua.
Para o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, é “importantíssimo para a cidade contar com um projeto que atende as pessoas em estado de vulnerabilidade”.
“Nós vamos conseguir atender um público que estávamos tendo uma certa dificuldade em atendê-lo, principalmente essas pessoas que ficam na rua”, apontou.
Ele também falou sobre a dificuldade enfrentada no atendimento dos mais vulneráveis, por eles não aceitarem tratamento nos locais fixos de atendimento.
“Eles têm receio de se locomover para os locais indicados e não querem ajuda. Então, aqui, pelo menos, o básico vamos conseguir fazer: as vacinas e alguns pequenos exames, por exemplo”, explicou.
A secretária da Saúde, Roseli de Fátima Mochi, também falou da importância do projeto: “É um serviço integrado com atenção básica para que possamos, de forma itinerante, atender o maior número de vulneráveis, que são os moradores de rua do nosso município”.
Ela reforçou a dificuldade que os profissionais da saúde têm para atendê-los. “O intuito é facilitar e levar esse serviço até eles, pois não têm condições e também não procuram as unidades (básicas de saúde)”, argumentou Roseli.
Ela explicou que o carro está adaptado para atender à necessidade de cada pessoa em forma de “pequenos diagnósticos”. “Se a pessoa tiver algum probleminha, ela será medicada na hora e, posteriormente, encaminhada aos outros serviços, por meio da equipe”, reforçou.
A secretária também ressaltou a importância do acompanhamento da assistente social durante o processo de atendimento. “A assistente estará no carro realizando um trabalho de conscientização para que eles (os moradores de rua) procurem atendimento. Ela fará um relatório, e nós daremos um suporte para que eles procurem a unidade básica de saúde para o acompanhamento”, concluiu.
Cardoso Júnior explicou que o mapeamento das regiões por onde o consultório itinerante percorrerá a cidade foi desenvolvido junto com a Secretaria de Assistência Social.
“Todos os dias estaremos percorrendo e mapeando esses locais, e creio que conseguiremos fazer pelo menos a prevenção de doenças”, completou o prefeito.
A ação foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), do Ministério da Saúde, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.
O “Consultório na Rua” funcionará de forma itinerante, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h.