A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz na quinta-feira, 19, concerto especial de temporada. A apresentação será a partir das 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, situado à rua São Bento, 415, com ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada).
Além da participação especial do solista Rafael Migliani, o concerto contará com estreia mundial de versão para banda sinfônica de importante obra de Camargo Guarnieri. A regência é de Dario Sotelo.
No concerto de temporada, serão apresentadas obras de Philip Sparke (“A Pittsburgh Overture”), Boris Pigovat (“Lights from the Yellow Star: Music of Sorrow and Love”, título que em português significa “Luzes da Estrela Amarela: Música de Sofrimento e Amor”, em três movimentos e com solos do saxofonista Rafael Migliani).
Também integram o programa do evento as composições de Mozart Camargo Guarnieri (“Suite do IV Centenário”, obra com primeira audição da versão para banda, com transcrição de Marcos Rodrigo, em cinco movimentos) e de José Ignacio Blesa Lull (“Mare Tenebrosum – Paisagem Sinfônica”).
O solista convidado, Rafael Migliani, é formado no curso de saxofone clássico de Tatuí. Tem licenciatura na área da educação e é pós-graduado em metodologia do ensino da música.
Desde 2003, é integrante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com a qual participou da gravação de cinco CDs e de um DVD.
Apresentou-se sob a regência de renomadas autoridades, como: Arnald Gabriel, Dario Sotelo, Dwight Satterwhite, Francisco Grau Vegara, Laszlo Marosi, Lowell Graham, Rafael Sanz-Espert, Jan Van der Roost, entre outros.
Tem atuado como solista frente a grupos como Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa, Banda Sinfônica da Força Aérea Brasileira, Orquestra de Sopros de Lençóis Paulista e Orquestra do Programa Prelúdio (TV Cultura).
Com o Quarteto Brasileiro de Saxofones, participou da gravação do CD “Edição de Partituras para Banda”, viabilizado por meio da Funarte.
Obteve bons resultados em diversos concursos, tanto nacionais quanto internacionais. Entre eles: 1o prêmio no Concurso de Novos Talentos do Saxofone organizado pelo Conservatório e Faculdade Souza Lima e pela fábrica de instrumentos musicais Weril.
Migliani também conquistou: o 1º prêmio no 28º Concurso Latino Americano Rosa Mística, quando concorreu integrando o Quarteto de Saxofones SaxBrasil; 2º prêmio no 3º Concurso Panamericano de Saxofón Clásico, realizado no México; e 3º prêmio no concurso do 4º SaxFest Costa Rica Internacional.
O músico ministrou aulas de saxofone aos participantes do 1º Encontro de Educação Musical por meio da Banda – Festival de Bandas – Coreto Paulista.
Também atuou como professor de saxofone em diferentes cidades do Estado de São Paulo por meio das oficinas técnicas itinerantes para maestros e músicos de banda. A iniciativa integra a série de ações do Coreto Paulista.
Em 2011, foi convidado a participar do X Encuentro Universitário Internacional de Saxofón, realizado no México. Na ocasião, atuou como professor, jurado e apresentou recital composto exclusivamente por obras de compositores brasileiros.
No ano seguinte, integrando o Quarteto de Saxofones SaxBrasil, participou do 1º Encuentro Internacional de Cuartetos de Saxofones de Montevideo – Uruguay.
Também marcou presença no 1º Festival de Saxofone Clássico em São Paulo; no 5º Encontro Internacional de Saxofonistas no Conservatório de Tatuí; e no 1º Encuentro Internacional de Saxofonistas em La Pampa (Argentina).
Em 2013, participou como solista convidado do 1º Congresso da Aliança Latino-americano de Saxofonistas, realizado na Costa Rica. Atualmente, é professor do curso de saxofone do Conservatório de Tatuí, chefe do naipe de saxofones da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e integrante do Quarteto de Saxofones SaxBrasil.









