Banda Sinfônica recebe músicos e maestro americanos de Minnesota





Divulgação

Maestro Mark Whitlock é um dos convidados para o concerto

 

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe convidados especiais para o concerto deste domingo, dia 5, no teatro “Procópio Ferreira” (rua São Bento, 415). Solistas e maestro convidados da Universidade de Minnesota participam da apresentação que tem ingressos vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada).

Participam do concerto o maestro Mark Whitlock, professor de Música, diretor de bandas e diretor do curso de graduação da universidade; o fagotista Jef-ferson Campbell, professor de fagote e chefe do departamento de música da universidade; e Theodore Schoen, professor de clarinete e saxofone.

Também atuam como solistas, músicos da própria Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. São eles, os percussionistas Agnaldo Silva, Robson Moraes, Patricia de Paula Vieira e José Augusto Ducatti.

O programa do concerto conta com obras de David Gillingham (Concertino para Quatro Percussionistas e Sopros), Symeon Waseen (Concertino para Fagote e Sopros), Oscar Navarro (II Concerto para Clarinete e Banda) e Edson Beltrami (Owen, The Night).

A vinda dos músicos e maestro norte-americanos integra um intercâmbio entre o Conservatório de Tatuí e a Universidade de Minnesota Duluth. Durante a estadia dos músicos, o intercâmbio deverá ser oficializado pelo diretor Henrique Autran Dourado, assessor pedagógico Antonio Ribeiro e pelo maestro e conselheiro da AACT (Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí), Dario Sotelo. Em uma segunda etapa, músicos da instituição local devem vir a atuar nos Estados Unidos.

O maestro Mark Whitlock é bacharel em educação musical pela Iowa State University, mestre em música (performance em trombone) e pedagogia pela University of Iowa e doutor em artes – regência de sopros, pela mesma instituição.

É professor de música e diretor de bandas na University of Minnesota Duluth. Suas muitas atividades incluem a regência da Symphonic Wind Ensemble, aulas de regência instrumental e trombone, além da supervisão de professores de instrumentos.

Também é diretor assistente de bandas e professor assistente de trombone na Eastern Kentucky University, onde está desde 1986. Foi, ainda, diretor associado de bandas na Mason City High School, em Mason City (Iowa, 1980-1983).

É convidado frequentemente para reger bandas e ministrar aulas por todos os Estados Unidos. Também atua como regente convidado no Brasil, África do Sul, Argentina, Espanha e Turquia.

Foi regente convidado nos eventos Indiana Summer Music Clinic e International Music Camp. É regente da Twin Ports Wind Orchestra, banda de sopros de uma comunidade local dedicada à performance de refinada literatura para sopros, e também regeu a Duluth Superior Symphony Orchestra.

Com ambos os grupos, realizou apresentações importantes em eventos como Minnesota Music Educators Association Convention, American School Band Directors National Association National Convention e College Band National Association National Convention.

É o fundador e diretor do North Shore Summer Music Experience, festival de verão voltado a jovens músicos e realizado na University of Minnesota Duluth.