Com participação especial do saxofonista Hudson Nogueira, morador de Tatuí e professor do Conservatório de Tatuí, a Banda Sinfônica do Exército se apresenta neste sábado, 17. O concerto será no teatro “Procópio Ferreira”, com início às 20h, sob a regência do maestro Tenente José Roberto Fabiano.
A apresentação terá entrada franca e aberta ao público em geral. Ela é viabilizada pelo grupo musical, administrada pela Funceb (Fundação Cultural Exército Brasileiro).
Bacharel em clarinete pela Faculdade Mozarteum, de São Paulo, Nogueira estudou saxofone com José Carlos Prandini e composição com Edmundo Villani Côrtes. Integrou durante sete anos a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Também atuou como saxofonista, sendo um dos integrantes da Banda Savana.
Desde 1998 atua como professor de arranjo do Conservatório de Tatuí. Em sua trajetória, Nogueira já escreveu arranjos para grandes nomes da música como Nana Caymmi, Ivan Lins, Guilherme Arantes, Toquinho, Gilberto Gil, Milton Nascimento, entre outros.
Os arranjos e composições dele estão presentes em mais de 20 CDs gravados no Brasil e no exterior.
Natural de Perdões, Minas Gerais, o regente da noite iniciou estudos musicais em São Caetano do Sul na Banda de Música dos Patrulheiros Mirins, da cidade paulista. Recebeu da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História a medalha do Mérito Artístico e Cultural. Além disso, José Roberto é bacharel em regência pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
A Banda
A Banda Sinfônica do Exército foi fundada em 2002 e já recebeu diversos prêmios como “Melhor projeto de Música Erudita” e o “Prêmio Especial de Cultura”, ambos da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Atualmente, tem como diretor artístico o maestro Eduardo Pereira.
O grupo é administrado pela Funceb, dedicada à preservação da história do Exército Nacional. Trata-se de uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em 2000, que possui personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
Esse patrimônio inclui fortes, fortalezas, sítios históricos, bibliotecas, documentos, museus, monumentos, obras de arte e outros bens. O acervo cultural é mantido como uma espécie de fonte para narrar a história da nação.
Além da cultura, a Fundeb atua em outras áreas, como: esportes, educação, preservação ambiental, comunicação e assistência social. O objetivo é estabelecer diversas parcerias com a iniciativa privada e o terceiro setor, de modo a incentivar o inter-relacionamento entre diferentes segmentos da sociedade.
Presidida por Marcos Arbaitman, a fundação é composta por vice-presidente, diretores e conselho de curadores e fiscal, com assessoramento de conselho técnico-consultivo.