A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí se apresenta nesta quarta-feira, 11, às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, com ingressos a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada). Na oportunidade, será lançado o projeto “Música e Literatura”, que contará com a participação da plateia.
Durante todo o ano, o público presente nos concertos será convidado a criar um personagem e uma história para uma das músicas do programa. Os autores das melhores redações receberão brindes.
O maestro Dario Sotelo explica que, a cada ano, ele seleciona um tema diferente para as atividades pedagógicas do grupo musical.
“Em 2018, vamos trabalhar com música e literatura. Ao longo do ano, em vários concertos, a Banda Sinfônica tocará uma marcha conhecida mundialmente. São várias marchas famosas que deram origem a uma grande sinfonia, a ‘Symphony on Themes of John Philip Sousa’, composta por Ira Hearshen”, comenta.
“A cada concerto, nós vamos fazer um recorte desta obra. Vamos apresentar a marcha original e o movimento correspondente da sinfonia. A novidade é que convidaremos o público a se envolver com essas músicas, a criar um personagem para cada marcha e escrever uma história para a sinfonia”, acrescenta o maestro.
“Vamos acompanhar essas criações ao longo do ano e ver o que teremos como resultado no final. Os autores das melhores histórias receberão brindes especiais. Então, queremos que as pessoas venham ver o concerto e criem seus próprios personagens”, incentiva.
A marcha escolhida para esta apresentação é “The Thunderer”, de John Philip Sousa, seguida pelo segundo movimento da Sinfonia de Ira Hearshen – “After The Thunderer”.
O repertório terá, ainda, “Concerto para Sax Barítono e Sopros”, de Frigyes Hidas, com solo do saxofonista Giancarlo Medeiros; “Fourth Symphony”, de Alfred Reed; “Hill Dance”, de David Avshalomov; e “Gagarin”, de Nigel Clarke.
A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1992, composta por alunos e professores da instituição, além de músicos convidados. Até 1996, era o único grupo que oferecia aos estudantes a oportunidade de interagir com instrumentistas profissionais.
De lá para cá, o grupo já gravou vários CDs, além de se apresentar em diversos eventos importantes, frequentemente acompanhado por músicos renomados.
O grupo é regido e coordenado pelo maestro Dario Sotelo, formado em piano, violino e viola e mestre em regência orquestral pela City University (Londres).
Ano passado, tornou-se o primeiro latino-americano a presidir a Associação Mundial de Bandas Sinfônicas e Conjuntos de Sopros – Wasbe (World Association for Symphonic Bands and Ensembles). Também atua como professor de regência instrumental no Conservatório de Tatuí.