Mais
    Início Cidades Banco de Sangue da Santa Casa abre agenda de novembro com 200...

    Banco de Sangue da Santa Casa abre agenda de novembro com 200 vagas

    Banco de sangue continua atendendo para coletas, novos cadastros e agendamentos (Foto: Diléa Silva)
    Da reportagem

    O Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia, está em busca de novos cadastros e doações sanguíneas para evitar baixa nos estoques no final do ano. A unidade anunciou, na tarde de sexta-feira, 23, estar com a agenda aberta para as coletas de novembro.

    De acordo com a assistente administrativa da unidade, Rita Corradi de Azevedo, mesmo durante a pandemia, a unidade segue funcionando normalmente, com coletas das 7h às 9h, todas as terças-feiras e quintas-feiras.

    São oferecidas 200 vagas mensais para os doadores cadastrados, contudo, apenas 6% da capacidade de coletas haviam sido preenchidas até esta sexta-feira.

    “Também temos vagas para o mês de outubro, caso alguém possa doar este mês. É só ligar para o banco de sangue que nós agendamos uma data para a doação”, informou a assistente.

    “Quem faz tratamento oncológico precisa bastante. Além disso, estamos nos aproximando do final do ano, quando são maiores os números, e nós precisamos ter um estoque razoável para atender a essas emergências”, ressalta Rita.

    Segundo a assistente, o órgão está realizando as coletas apenas com atendimento agendado e horários diferenciados, para evitar aglomerações. A média de coleta envolve quatro pessoas a cada meia hora.

    A medida visa preservar a saúde dos doadores e da equipe técnica do banco de sangue público, sem, no entanto, colocar em risco o estoque de bolsas para continuar abastecendo os hospitais e prontos-socorros da região.

    Na cidade, o estoque do banco de sangue atende à Santa Casa de Misericórdia, ao Pronto-Socorro “Erasmo Peixoto” e ao Hospital da Unimed.

    A reserva também fornece bolsas de sangue ao Hemocentro do HCFMB (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu), para atender a hospitais da região, como Jaú e Sorocaba.

    Rita informa ter mantido a quantidade de coletas diária durante o período de pandemia, contudo, enfatiza que a maioria das doações ocorreu após o banco de sangue procurar os doadores.

    Segundo ela, a demanda espontânea teve queda de quase 90% nos últimos meses. “Nós sempre ligamos para os doadores cadastrados e agendamos a coleta, pois se ficarmos esperando somente da iniciativa dos doares, nosso estoque vai baixar”, comentou.

    Para doar, é necessário apresentar RG ou outro documento com foto (original), não estar em jejum, dormir ao menos seis horas antes da doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Além disso, os requisitos são ter boa saúde, pesar mais de 50 quilos e ter entre 18 e 69 anos.

    A pessoa também não pode estar tomando medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios. Quem ingeriu esses remédios deve esperar 15 dias para doar. Já para quem recebeu imunização contra algum tipo de doença (sarampo, febre amarela, entre outras) o prazo é de um mês.

    Mulheres não podem doar se estiverem grávidas. Ainda são recusados os portadores de doença de Chagas, sífilis, hepatites B e C ou que tenham HIV. O doador não deve ter tido convulsões após os dois anos de idade ou frequentado regiões com incidência de malária nos últimos seis meses.

    A idade máxima para a primeira doação é de 60 anos. Aos 16 e 17, a doação é autorizada somente com a presença do responsável legal, portando documento com foto de ambos. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.

    Os doadores já cadastrados no banco de dados da unidade podem agendar a coleta pelos telefones 3205-1333 ou 3259-3114 das 7h às 16h.

    O mesmo horário vale para quem pretende fazer o cadastro, contudo, neste caso, é necessário que o interessado compareça à unidade com RG, cartão do SUS e comprovante de endereço. A atualização pode ser feita por telefone.

    Rita também destacou que o banco de sangue busca novos doadores e está trabalhando para tentar atualizar milhares de cadastros antigos.

    Segundo ela, existe um “incontável” número de fichas desatualizadas, e uma das necessidades da unidade, desde a reativação, tem sido recadastrar esses doadores. Ela acentua que a unidade precisa de todos os tipos. Contudo, existe dificuldade em encontrar doadores dos tipos AB+ e AB-.

    Rita reitera que a doação é segura e não há riscos de contaminação na unidade. Segundo ela, o ambiente é esterilizado diversas vezes ao dia e com atenção redobrada de higiene, reforçando as medidas já existentes durante todo o ano, para a segurança dos doadores.

    “Não tem perigo nenhum, nós estamos higienizando ainda mais o local. Quanto a isso, não tem risco nenhum. Também estamos tomando o cuidado de não colocar muitas pessoas no mesmo horário, já para evitar contato entre elas”, assegurou a assistente.

    Os bancos de sangue, de forma geral, estão sendo impactados pela pandemia do coronavírus no país, que resultou na redução de doações em diversos estados e municípios.

    A Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado, auxilia a manutenção dos bancos de sangue de mais de cem instituições de saúde da rede pública. Segundo a entidade, ela opera com 60% da reserva necessária. Os sangues do tipo O+, O-, A- e B- estão em estado crítico.

    “Muitas pessoas precisam deste sangue para sobreviver, então, façam o cadastro e venham doar. É simples, rápido e pode salvar a vida de alguém”, concluiu Rita.