Bancários irão para São Paulo assinar acordo com Fenaban





O presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região, Júlio César Machado, vai para a cidade de São Paulo nesta segunda-feira, 13, para acompanhar a assinatura do acordo que formaliza o aumento conquistado pela categoria, que encerrou a greve nesta semana. A solenidade vai acontecer às 13h.

Segundo Machado, haverá três mesas de negociações distintas no evento. Uma para assinar o acordo com o Banco do Brasil e outra para formalizar compromisso com a administração da Caixa Econômica Federal. A terceira será correspondente ao acordo com os bancos privados.

O evento encerrará as negociações entre bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) em busca de reajuste salarial.

Após sete rodadas de negociações, os bancários iniciaram a paralisação no dia 30 de setembro. A ação perdurou até a noite de segunda-feira, 6.

Na ocasião, a categoria realizou assembleia em Sorocaba e aceitou a contraproposta oferecida pela Fenaban, decidindo findar a greve, que durou menos de uma semana. No ano passado, a paralisação dos bancos na região perdurou por 21 dias.

O reajuste aceito pela categoria foi de 8,5%. Além dessa conquista, o segmento ganhou aumento de 12% no valor do tíquete-refeição.

No entanto, os sindicalistas pediam à Fenaban ajuste salarial de 12,5%. Embora o valor atingido não seja correspondente à pedida inicial, o presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba comemora.

“Se essa não foi a melhor negociação, foi uma das melhores, tendo em vista o curto período de negociações”.

Já a conquista de ordem social que os bancários conseguiram foi a inclusão de cláusulas que impeçam os bancos de cobrar metas de desempenho dos funcionários por meio de dispositivos eletrônicos, como e-mail, SMS e até Whatsapp, como explicou Machado a O Progresso.