
Bancários de Sorocaba e região encerraram greve que completou exatamente um mês nesta semana. Em Tatuí, funcionários das dez agências que haviam aderido ao movimento do sindicato da categoria retomaram as atividades na sexta-feira, 7.
De acordo com a entidade classista, a maioria dos bancários aprovou nova proposta na noite de quinta-feira, 6. A votação aconteceu em assembleia realizada em Sorocaba, diante da apresentação de proposição feita pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) ao Comando Nacional dos Bancários.
Na quarta-feira, 5, a federação entregou para o CNB um novo acordo, válido por dois anos. O documento apresentado em São Paulo prevê 8% de reajuste – 1,62% a menos do que a categoria reivindicava -, além de abono de R$ 3.500.
Em compensação ao reajuste menor, os bancários terão vale-alimentação maior que o solicitado. A categoria pedia R$ 880 por mês e deve ganhar 15% a mais. Os funcionários receberão, também, 10% a mais no auxílio creche/babá.
Para 2017, a Fenaban aceitou repor integralmente a inflação, utilizando como base o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Também deverá repassar aos funcionários aumento real de 1% nos salários e em todas as verbas. Os bancários pediam 5% de aumento real nos vencimentos durante as negociações.
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil receberam propostas específicas, não detalhadas pelo sindicato que tem base em Sorocaba.
Conforme a entidade classista, diante das ofertas, os funcionários deliberaram por aceitá-las. Com isso, encerraram a greve iniciada no dia 6 de setembro.
“A proposta da Fenaban não é o que os bancários sonhavam, mas, diante do cenário que tínhamos à nossa frente, foi preciso ter sabedoria para agir, pois as coisas podiam piorar para os bancários e a população estava sofrendo”, disse, por meio de nota, o presidente do sindicato, Julio Cesar Machado.
Em Tatuí, permaneceram fechadas duas agências da CEF, três do BB, três do Itaú, uma do Mercantil e uma do Santander. Durante a greve, clientes precisaram buscar atendimento em caixas eletrônicos, via internet, aplicativos de celular e correspondentes bancários. Nas contas do sindicato, aproximadamente 70 funcionários cruzaram os braços na cidade durante a paralisação.