Autismo é assunto de roda de conversa com equipe do “CEP-CAR”

Médico Gregory Lawrence Pinto conduziu o evento realizado em escola

Distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, o autismo se tornou tema de roda de conversa no dia 5, promovida por profissionais do CEP-CAR (Centro de Estimulação Precoce e Centro de Adaptação e Reabilitação).

Na ocasião, o órgão da Secretaria Municipal da Saúde reuniu pais de pacientes autistas em tratamento e profissionais da área de saúde de Tatuí e cidades vizinhas. O evento foi conduzido pelo médico psiquiatra da rede municipal da Saúde, Gregory Lawrence Pinto, e pela tecnóloga em saúde Milena Alves de Lima.

Eles conversaram com os convidados em sala de aula da Escola Estadual “Deócles Vieira de Camargo”. Lawrence discorreu sobre os aspectos clínicos do TEA (Transtorno do Espectro Autista) e Milena falou sobre o funcionamento da ONG (organização não governamental) TEAcolho Autismo.

Mãe de um autista e diretora da organização, ela também abordou as adaptações e estímulos que realiza no dia a dia, na escola e na vida particular, para ajudar o filho a enfrentar as limitações emocionais, comportamentais e ter maior desenvolvimento em dependência em relação ao futuro.

“Sabemos que o autismo é um transtorno que nunca desaparece completamente, porém, com cuidados adequados, a pessoa se torna mais adaptada socialmente”, destacou, por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação, a coordenadora do CEP-CAR, Marilucia Rodrigues Sallum Barusso.

A profissional citou que, além dos cuidados profissionais, é sabido que o “sucesso do paciente vai depender dos estímulos feitos no ambiente familiar”. Marilucia também antecipou que, em breve, serão promovidos novos eventos com temas relacionados aos atendimentos realizados pelo setor.