
Da redação
Nesta segunda-feira, 19, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi realizada a aula magna inaugural do curso de formação da Guarda Civil Municipal (GCM de Tatuí).
A atividade oficializa o início da etapa de capacitação dos novos agentes que irão reforçar a segurança pública do município e integra a programação do curso promovido pela prefeitura da estância turística de Tatuí.
A aula foi ministrada pelo promotor de Justiça do Ministério Público do estado de São Paulo Carlos Eduardo Pozzi, e reuniu autoridades civis, militares, representantes do sistema de Justiça e convidados.
A atividade foi descrita pela comunicação do Executivo como “um momento dedicado à reflexão sobre o papel institucional da Guarda Civil Municipal e o compromisso com a legalidade, a ordem e a cidadania”.
Participaram da solenidade o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; o vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu; os vereadores Vade Manoel Ferreira (Republicanos) e Leandro de Camargo Barros (MDB); o secretário da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos; o diretor estratégico de segurança pública, Kleber Vieira Pinto; o comandante da Guarda Civil Municipal, Vanderlei dos Passos; e a presidente da OAB local, Marlene Maria Garcia; além de membros da diretoria da entidade.
Também estiveram presentes o comandante da 2ª Companhia do 22º BPM/I Tatuí, capitão Diego Reali Ponciano Machado; o comandante da 4ª Companhia do 22º BPM/I Boituva, capitão Marcelo Alves de Almeida; e o primeiro-tenente José Victor Maia Bezerra, representando o comandante do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária, tenente-coronel Júlio Teodoro Martins Junior, entre outras autoridades locais e regionais.
Formação
Durante a aula magna, foi ressaltado que “o momento vai além da transmissão de conhecimentos técnicos, representando o início de um compromisso institucional dos futuros guardas com a lei, a vida e o cidadão”.
A formação enfatiza não apenas aspectos operacionais e jurídicos, mas também valores como ética, disciplina, responsabilidade e humanidade no exercício da função pública, informa a assessoria de comunicação da prefeitura.
A atual turma é composta por 55 candidatos aprovados no concurso público 01/2024, sendo 11 mulheres e 44 homens, selecionados entre cerca de 5.000 inscritos.
“O processo seletivo contou com etapas rigorosas, incluindo provas teóricas, testes de aptidão física, avaliações psicológicas e investigação social”, acentua a comunicação.
Com duração prevista de seis meses, o curso é etapa obrigatória para o ingresso na corporação. Somente após a conclusão integral da formação os candidatos estarão aptos a atuar como guardas civis municipais nas ruas de Tatuí.
A capacitação inclui conteúdos técnicos, operacionais e jurídicos, ministrados por equipe multidisciplinar formada por advogados, juízes, promotores de Justiça, delegados, policiais civis e guardas civis municipais, além de estágios supervisionados nos diversos setores da GCM.
Ao final do evento, foi destacado que a Guarda Civil Municipal exerce papel fundamental no contato direto com a população e que cada agente “representa a cidade, levando consigo a responsabilidade, a honra e o dever de servir com firmeza, legalidade e respeito”.
O palestrante
Responsável pela aula magna, Carlos Eduardo Pozzi é o 4º promotor de Justiça de Tatuí, secretário-executivo da Promotoria de Justiça do município, coordenador regional da Escola Superior do Ministério Público e assessor da Coordenadoria Eleitoral da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo.
Graduado em administração de empresas pela PUC de Campinas e em direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), possui pós-graduação em direito penal e processual penal e extensão universitária em leis penais especiais.
Com passagem pelo Exército Brasileiro e pela Polícia Militar de São Paulo, acumula mais de duas décadas de atuação no Ministério Público, incluindo a função de promotor da Justiça Eleitoral.







