Mais
    Início Cidades Aula magna oficializa início do curso de nova turma da GCM de...

    Aula magna oficializa início do curso de nova turma da GCM de Tatuí

    Palestra foi ministrada pelo promotor de Justiça Carlos Eduardo Pozzi

    Cerimônia é realizada na sede da OAB (Foto: AC Prefeitura)
    Da redação

    Nesta segunda-feira, 19, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi realizada a aula magna inaugural do curso de formação da Guarda Civil Municipal (GCM de Tatuí).

    A atividade oficializa o início da etapa de capacitação dos novos agentes que irão reforçar a segurança pública do município e integra a programação do curso promovido pela prefeitura da estância turística de Tatuí.

    A aula foi ministrada pelo promotor de Justiça do Ministério Público do estado de São Paulo Carlos Eduardo Pozzi, e reuniu autoridades civis, militares, representantes do sistema de Justiça e convidados.

    A atividade foi descrita pela comunicação do Executivo como “um momento dedicado à reflexão sobre o papel institucional da Guarda Civil Municipal e o compromisso com a legalidade, a ordem e a cidadania”.

    Participaram da solenidade o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; o vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu; os vereadores Vade Manoel Ferreira (Republicanos) e Leandro de Camargo Barros (MDB); o secretário da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Miguel Ângelo de Campos; o diretor estratégico de segurança pública, Kleber Vieira Pinto; o comandante da Guarda Civil Municipal, Vanderlei dos Passos; e a presidente da OAB local, Marlene Maria Garcia; além de membros da diretoria da entidade.

    Também estiveram presentes o comandante da 2ª Companhia do 22º BPM/I Tatuí, capitão Diego Reali Ponciano Machado; o comandante da 4ª Companhia do 22º BPM/I Boituva, capitão Marcelo Alves de Almeida; e o primeiro-tenente José Victor Maia Bezerra, representando o comandante do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária, tenente-coronel Júlio Teodoro Martins Junior, entre outras autoridades locais e regionais.

    Formação

    Durante a aula magna, foi ressaltado que “o momento vai além da transmissão de conhecimentos técnicos, representando o início de um compromisso institucional dos futuros guardas com a lei, a vida e o cidadão”.

    A formação enfatiza não apenas aspectos operacionais e jurídicos, mas também valores como ética, disciplina, responsabilidade e humanidade no exercício da função pública, informa a assessoria de comunicação da prefeitura.

    A atual turma é composta por 55 candidatos aprovados no concurso público 01/2024, sendo 11 mulheres e 44 homens, selecionados entre cerca de 5.000 inscritos.

    “O processo seletivo contou com etapas rigorosas, incluindo provas teóricas, testes de aptidão física, avaliações psicológicas e investigação social”, acentua a comunicação.

    Com duração prevista de seis meses, o curso é etapa obrigatória para o ingresso na corporação. Somente após a conclusão integral da formação os candidatos estarão aptos a atuar como guardas civis municipais nas ruas de Tatuí.

    A capacitação inclui conteúdos técnicos, operacionais e jurídicos, ministrados por equipe multidisciplinar formada por advogados, juízes, promotores de Justiça, delegados, policiais civis e guardas civis municipais, além de estágios supervisionados nos diversos setores da GCM.

    Ao final do evento, foi destacado que a Guarda Civil Municipal exerce papel fundamental no contato direto com a população e que cada agente “representa a cidade, levando consigo a responsabilidade, a honra e o dever de servir com firmeza, legalidade e respeito”.

    O palestrante

    Responsável pela aula magna, Carlos Eduardo Pozzi é o 4º promotor de Justiça de Tatuí, secretário-executivo da Promotoria de Justiça do município, coordenador regional da Escola Superior do Ministério Público e assessor da Coordenadoria Eleitoral da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de São Paulo.

    Graduado em administração de empresas pela PUC de Campinas e em direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), possui pós-graduação em direito penal e processual penal e extensão universitária em leis penais especiais.

    Com passagem pelo Exército Brasileiro e pela Polícia Militar de São Paulo, acumula mais de duas décadas de atuação no Ministério Público, incluindo a função de promotor da Justiça Eleitoral.