A Prefeitura divulgou, por meio da assessoria de comunicação, que a inauguração da terceira unidade do programa Acessa São Paulo na cidade deve ser realizada no primeiro semestre. O novo ponto de acesso digital funcionará no bairro Jardim Santa Rita de Cássia.
Segundo nota divulgada pelo setor de comunicação, a iniciativa visa descentralizar o acesso à tecnologia e promover a inclusão digital. O Acessa São Paulo do Jardim Santa Rita de Cássia terá capacidade para 12 pontos de internet, sendo dois ocupados por agentes do próprio projeto.
Já as obras para a adequação do imóvel, que fica na rua Osmil Martins, 520, estão sendo feitas pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura.
Já a articulação para implantação da nova unidade esteve a cargo da Secretaria de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, a qual, por sua vez, realizou pesquisa sobre a necessidade de um novo ponto agregado ao fluxo de pessoas que já utilizam as outras duas unidades do Acessa São Paulo, disponíveis no Centro Cultural, em anexo à Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, e no Poupatempo.
O mesmo texto de divulgação aponta que estudo realizado pela Secretaria de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social concluiu que parte do público visado pelo projeto está na área de implantação do novo ponto.
“Mapeamos os usuários pela quantidade, idade, sexo, local de moradia, o tipo de acesso, e apuramos que 17% deles residiam no Jardim Santa Rita. O estudo apresentado foi tão minucioso que o governo do Estado não hesitou em autorizar o nosso terceiro Acessa São Paulo”, argumentou o secretário da Indústria, Ronaldo Mota.
De acordo com a Secretaria de Comunicação, o prédio está sendo reestruturado de acordo com o projeto enviado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. “As adequações contemplam, ainda, as adaptações necessárias para os portadores de necessidades especiais”, complementa.
Por meio da mesma nota, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, lembrou que esse é o primeiro equipamento dessa natureza instalado fora do centro da cidade.
“Precisamos levar o acesso à tecnologia para as comunidades, para que o computador e a internet estejam sempre à mão, façam parte do dia a dia das pessoas e de maneira gratuita. O Acessa São Paulo no Jardim Santa Rita representa uma quebra de paradigma, um novo olhar para os bairros, e não somente para o centro da cidade”, finalizou Manu.