Atletismo confirma representante na 60a edição dos Jogos Regionais





O primeiro representante de Tatuí na 60a edição dos Jogos Regionais do Interior teve nome confirmado no mesmo dia do início da competição. O professor e técnico Eronides dos Santos, o Nide, informou a O Progresso que Rivelino Rui Bresio disputará o evento em três modalidades de atletismo.

Nide encaminhou nota à redação na quarta-feira, 20, mesma data em que houve a cerimônia de abertura. A solenidade teve início às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes “Kim Negrão”, de Avaré.

A cidade recebe a competição pela quarta vez. Avaré já sediou os jogos em 1980, 1998 e no ano de 2012. Em 2016, o evento tem participação de atletas locais.

Bresio representará Tatuí em atletismo, participando das provas de arremesso de peso, lançamento de disco e de dardo. O atleta integra a equipe composta por desportistas treinados pela Apodet (Associação dos Portadores de Deficiência de Tatuí) em parceria com a Secretaria de Esportes.

O atleta disputa provas paralímpicas e é treinado por Nide. Ele estará em Avaré até o dia 30 deste mês, quando terminam as competições. Os Regionais acontecem anualmente e são organizados pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, por meio da Coordenadoria de Esportes e Lazer.

A Prefeitura de Avaré estima que mais de 6.000 pessoas participem do evento. Esse número soma atletas, técnicos e dirigentes esportivos de 41 municípios que confirmaram presença. As cidades pertencem à 8a Região Esportiva de São Paulo.

No evento de abertura, a pira olímpica que representa a abertura foi acesa pelos atletas Toninho Cecílio e Ricardo Jean Tomb. Conforme a assessoria de imprensa de Avaré, o primeiro se destacou como jogador de futebol, tendo integrado a Seleção Brasileira em 1991; o segundo, é um “tenista conceituado”.

O congresso técnico para definição das praças esportivas a serem utilizadas e as chaves das modalidades aconteceu no dia 15 deste mês, sexta-feira da semana passada. Representantes dos municípios inscritos participaram do evento no Auditório “Elias de Almeida Ward”, no Centro Cultural “Esther Pires Noves”.

Considerado um dos maiores incentivadores do atletismo convencional e PCD (Pessoa com Deficiência), Nide completou em 2015 três anos de trabalhos voltados aos Jogos Regionais. Ele preparou as equipes de atletismo PCD, convencional e natação PCD nos anos de 2013, 2014 e no ano passado.

Durante esse período, treinou equipes da Prefeitura que participaram dos jogos em Votorantim (57ª edição), Sorocaba (58ª) e em Jundiaí (59ª edição). As participações resultarem em 28 medalhas de ouro, nove de prata e quatro de bronze. Os prêmios incluem troféus de campeão e vice-campeão.