Da redação
Mais uma vez, dezenas de corredores tatuianos marcaram presença na principal corrida de rua do Brasil. Entre os atletas do município que participaram da 97ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, cinco terminaram entre os cem primeiros das respectivas categorias.
Como de costume, a tradicional prova foi disputada no sábado anterior, 31 de dezembro, véspera da virada do ano. A disputa teve trajeto de 15 quilômetros, com largada e chegada na Avenida Paulista, na região central de São Paulo.
A melhor classificação tatuiana por categorias foi alcançada pela corredora Maria José Mendes Gonçalves Machado, da equipe Contra Tempo Running. Ela terminou no 55º lugar na categoria feminina de 55 a 59 anos.
Malu Soares Vieira, da Pé Vermeio, foi a 62ª corredora mais rápida na categoria feminina de 40 a 44 anos. A 68ª posição da categoria feminina de 35 a 39 anos foi de Caroline Balarin Motta, da Contra Tempo Running.
Representando a Liga Brasileira de Transplantados Brasil, o tatuiano Pedro Roque Della Vecchia alcançou o 70º lugar entre os homens de 75 a 79 anos.
Ana Luíza de Góes Santos, da Contra Tempo, ficou com o 72º lugar na disputa de 40 a 44 anos. A companheira de equipe dela, Ana Laura de Abreu, “bateu na trave” ao alcançar a 101ª posição na categoria de 35 a 39 anos.
Os participantes foram divididos em 15 categorias masculinas e femininas: de 16 a 17 anos, 18 a 19, 20 a 24, 25 a 29, 30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 49, 50 a 54, 55 a 59, 60 a 64, 65 a 69, 70 a 74, 75 a 79 e acima de 80 anos, além de 13 categorias especiais, para amputados, cadeirantes e portadores de diferentes deficiências.
Levando em consideração o desempenho para completar o percurso de 15 mil metros, José Geraldo de Brito, representando a Elektro Runner, foi o tatuiano mais rápido, com o tempo de 1 hora, 7 minutos e 53 segundos. Ele conseguiu ser o 637º homem mais rápido da prova e o 139º na categoria de 40 a 44 anos.
Entre as mulheres, Malu foi a tatuiana que levou menos tempo para terminar a prova: 1 hora, 21 minutos e 59 segundos. Ela foi exatamente 44 segundos mais rápida que Ana Luíza. As duas atletas terminaram a corrida na 199ª e 220ª posições, respectivamente, na classificação geral feminina.
A Pé Vermeio, equipe do Setor de Corrida e Atletismo Municipal, do Departamento Municipal de Esporte, pertencente à Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, treinada pelo professor Eronides dos Santos, o Nide, também foi representada por Ana de Fátima Barros Cheque, Ive Mariana Camargo Sad Belas e Maia Laiz Vieira.
A Contra Tempo Running foi a que mais levou atletas de Tatuí para a edição 2022 da São Silvestre. Ao todo, 17 corredores da equipe “amarelaram” as ruas da capital paulista.
Além de Maria José, Caroline, Ana Luíza e Ana Laura, a equipe também foi representada pelas atletas: Laís Alves de Souza, Ana Lúcia Fernandes, Andressa Correa, Simone Silveira de Moraes Ruivo, Leila Maria Grando Coelho, Talita de Oliveira Camargo, Marian Ribeiro de Almeida Barbosa e Raquel Aparecida Fiuza.
Ainda representaram a Contra Tempo Running os corredores: Diogo Gil do Amaral, Edmilson Soares Arruda, Fábio Rossi Rodrigues Alves, Rodrigo Rodrigues de Almeida e Daniel Afonso Torres Barbosa.
O município ainda contou com a participação de atletas de outras três equipes: Tatiane Correa de Albuquerque, da equipe Divas que Correm; Maria Lúcia Pierotti, da CEU Running; e Marcelo de Oliveira Bueno, da Evolution Running.
Ao término da prova, os organizadores da São Silvestre só divulgaram a classificação dos 20 melhores corredores, tanto da disputa masculina como da final. A classificação geral dos mais de 32 mil atletas inscritos só começou a ser divulgada a partir de quarta-feira, 4.