Mais
    Início Esportes Atletas com 55 anos podem ganhar competição exclusiva em fevereiro

    Atletas com 55 anos podem ganhar competição exclusiva em fevereiro





    No mês que vem, Tatuí poderá ganhar mais uma competição. A ideia é incluir no calendário esportivo da “Capital da Música” uma disputa voltada aos atletas “mais maduros”. Trata-se de torneio voltado a jogadores com 55 anos ou mais.

    O projeto está sendo formatado pela organização da “Copa Rádio Notícias de Futebol Máster”. Deve juntar quatro equipes, em função da proposta de “ser enxuto”. “A ideia é fazer algo só para as pessoas que começaram na Copa Rádio poderem brincar”, antecipou o repórter esportivo, Luiz Carlos Teixeira.

    Conforme ele, o torneio está sendo formatado para atender ao público que disputou a Copa Rádio, mas que não pode continuar no torneio por conta da idade. A intenção é de realizar a nova competição no mês que vem, em fevereiro.

    Os jogos se estenderiam até abril, quando tem início a Copa Rádio. Essa última, realizada nas categorias veterana, veteraníssima e superveteraníssima.

    Até o momento, quatro clubes se manifestaram a favor da disputa. O torneio deve reunir equipes da Associação Atlética XI de Agosto, São Martinho, Santa Cruz e Clube de Campo. “Não daria para ampliar para mais clubes por conta do tempo. O campeonato ficaria muito longo”, disse Teixeira.

    De acordo com ele, as agremiações devem escalar jogadores que já contribuíram e que, atualmente, apenas assistem a Copa Rádio. “Então, hoje, eles ficam no alambrado, acompanhando, mas vivem nos pedindo para realizarmos algo no sentido de que eles possam participar”, comentou o idealizador.

    A disputa teria sequência com o evento principal, a Copa Rádio com mais equipes. Em 2014, o torneio esportivo reuniu 21 equipes, divididas nas categorias veterana, veteraníssima e superveteraníssima, e que se enfrentaram em três fases. A primeira teve início em abril; a segunda, em outubro; e a terceira e última, em novembro.

    A categoria veterana é voltada a jogadores com idades entre 35 e 42 anos; a veteraníssima para equipes com atletas entre 43 a 49 anos; e, a superveteraníssima, agrega times com jogadores a partir dos 50.

    A veterana reuniu na primeira etapa sete equipes: Clube de Campo, São Martinho, Gert, Ford, Santa Cruz, Ressaquinha e Ressaca. A veteraníssima atraiu seis: Sexta Máster, Nova União, XI de Agosto, São Martinho, São Cristóvão e Santa Cruz.

    Já a superveteraníssima, contou com oito times, sendo quatro no grupo “A” (XI de Agosto, Gepav, Associados do São Martinho e Jardins FC); e mais quatro no “B” (São Martinho, Nova União, Real Santa Cruz e Sexta Máster).

    No dia 30 de novembro, a competição com mais jogos do município teve primeira final eletrizante. Na decisão da categoria veterana, Gert Sindmetal e Ressaca “A” protagonizaram a final mais longa da história do torneio de futebol.

    O jogo que valeu o primeiro dos três troféus aconteceu no Estádio “Lupércio Bernardes”, o “Itatibão”, do Clube de Campo. O espaço recebeu um de seus maiores públicos, além de autoridades e duas personalidades que foram homenageadas.

    Encerrada com empate por 1 a 1 em tempo regulamentar, a partida da final levou a decisão para os pênaltis. Com as equipes “bem determinadas”, as cobranças se prorrogaram. Terminaram em 11 a 10, o maior placar da competição.

    Já em dezembro, a festa pela veteraníssima ficou por conta da Associação Atlética XI de Agosto. A equipe faturou o segundo título na competição ao vencer nos pênaltis o adversário Santa Cruz.

    Com transmissão ao vivo feita pela equipe da Rádio Notícias, a final da categoria levou ao “Itatibão”, um público “bem participante” e empolgado. Iniciada às 9h30, a partida também contou com homenagens a personalidades esportivas, em sequência à ação promovida pela empresa organizadora.

    Também em dezembro, o Gepav faturou o troféu da superveteraníssima, batendo o XI de Agosto por 3 a 2. O resultado foi finalizado na cobrança de pênaltis.