Da reportagem
Há sete anos comemorando títulos pelo judô de Tatuí, Gustavo Ventura dos Santos parte para mais um desafio na vida: integrar a equipe profissional do Sesi São Paulo.
Morando em Botucatu desde o início deste ano por conta da nova jornada, Santos conta que fazer parte da equipe do Sesi sempre foi um sonho pelo qual dedicou-se muito para que fosse concretizado neste ano. “Quando vi que as vagas para a peneira estavam abertas, não perdi tempo”, comentou.
A trajetória de atleta começou no Clube de Campo de Tatuí, sob a comando da sensei Lucila de Abreu Luz. E, foi lá que conquistou muitos títulos pelo esporte.
“O Clube de Campo me abriu muitas portas para participar de competições”, salientou.
Também coleciona vitórias pela Copa São Paulo e pela Open Ajinomoto. No entanto, diz que o título mais importante alcançado por ele até agora foi pelo Campeonato Paulista de Judô, em outubro de 2023.
Nele, Santos obteve o primeiro lugar na fase final da competição e, com o resultado, garantiu vaga para o “Meeting”, no estado de Santa Catarina, que aconteceu em novembro de 2023. Entretanto, nessa competição, não obteve uma classificação significativa.
Para a sensei Lucila, ter tido o atleta na equipe dela foi de “muita satisfação”. “E é claro que, como atleta em ascensão, me orgulha muito por essa conquista dele”, afirmou.
Lucila também pontou as qualidades do atleta que, segundo ela, fizeram com que ele conseguisse alcançar a seleção de alto rendimento do Sesi. “Além de tudo isso, ele tornou-se uma pessoa responsável, dedicada, disciplinada e humilde”, elencou.
“Acredito que foram essas virtudes que o levaram a alcançar este primeiro objetivo e que podem o levar ainda mais longe”, completou.
A seletiva do Sesi aconteceu no mês de outubro de 2023 e o judoca conta que, embora estivesse preparado para a peneira, também estaria pronto para aceitar qualquer resultado “com muita fé e dedicação”.
“E vou continuar dando o meu melhor para honrar essa oportunidade que estou tendo”, concluiu.
O Sesi São Paulo havia recebido o título de “a melhor equipe de base do judô nacional” por revistas especializadas na modalidade. O time da indústria paulista conta com 50 atletas de alto rendimento esportivo, tendo como destaque 20 judocas ranqueados e que fazem parte das equipes de base da seleção nacional, pelas classes sub-18 e sub-21.
A equipe possui bases em duas cidades do estado: uma em Cubatão, criada no ano de 2009, e a outra em Botucatu, em 2010.