Atividades esportivas exigem muito mais cuidados no inverno

284

As pessoas têm o costume de praticar mais esportes em períodos com temperaturas mais quentes, deixando-os de lado quando o frio aparece. Nesta quinta-feira, 21, tem início a estação de inverno, e, tomando-se certos cuidados, as práticas esportivas podem ocorrer normalmente.

A dificuldade em realizar atividades físicas em um clima mais frio é agravada pelos músculos, que ficarem contraídos e mais propensos a possíveis lesões.

Por conta disso, é importante executar aquecimento de cerca de 10 a 15 minutos, dependendo da atividade física desejada. Isso garante mais segurança à saúde, aumento da temperatura interna e eficiência muscular.

O frio ainda pode causar receio diante da hipotermia, quando o corpo fica com a temperatura abaixo de 36,5°C, o nível ideal. Indivíduos com problemas cardíacos, endócrinos ou com alcoolismo também são induzidos à hipotermia. Nestes casos, deve-se consultar um médico antes de qualquer prática esportiva.

O fisioterapeuta Leonardo Oliveira dá dicas para evitar a hipotermia: “É recomendável usar roupas adequadas, finas e não grossas. O ar penetra na camada das roupas finas e mantém o isolamento do calor”, explica ele.

“Roupas com tecidos mais espessos podem favorecer uma maior sudorese, quando se começa a suar além do normal. Existem roupas adequadas para exercícios no frio, que são grudadas ao corpo e favorecem a remoção do suor mais rapidamente”, observa o profissional.

“Nos exercícios, ocorre muita perda de calor nas extremidades do corpo. É ideal usar gorro na cabeça e luvas, para evitar essa perda. Sem se esquecer da hidratação, beber muita água é muito importante, independente da temperatura”, conclui o fisioterapeuta.