Atividades culturais devem integrar solenidade de inauguração de CEU





Cristiano Mota

Dispositivo será entregue oficialmente para a população com eventos programados para mês que vem

 

Atividades culturais e esportivas devem integrar solenidade de inauguração do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) em Tatuí no mês que vem. Programado para a manhã do dia 13 de dezembro, o evento marca o encerramento das obras de construção do espaço, localizado na vila Juca Menezes.

“Queremos fazer algo para atrair a comunidade. Fazer com que ela se sinta envolvida no projeto, porque ele não é só um equipamento”, declarou o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu.

O propósito do Executivo é tornar o local espaço de referência para eventos de cultura e esportes. A maioria deles será ligada ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que manterá unidade no local.

Com início previsto para as 10h, a solenidade de inauguração deve integrar programação de Natal da Prefeitura. A entrega é apontada, pelo prefeito, como um “presente para os tatuianos”.

“Nós construímos todo o equipamento. Fizemos tudo, desde o início da terraplanagem até a obtenção de verba”, afirmou.

Para corrigir as irregularidades do solo – e assim permitir o início das obras –, Manu disse que o Executivo recebeu apoio “irrestrito” de ceramistas.

Conforme ele, por conta das chuvas que caíram no município em fevereiro, houve necessidade de utilização de “mais de 500 caminhões de terra” para nivelamento.

O prefeito disse que o CEU teve conclusão em “tempo razoavelmente rápido”. “Com todos os problemas que nós enfrentamos na época, conseguimos terminar esse belo equipamento, que tem surpresas”, declarou.

Por englobar arte, esporte e social, o centro será dotado de teatro com cinema, biblioteca multiuso, quadra poliesportiva, pista de skate, pista de caminhada, academia ao ar livre e uma unidade do Cras. “É bom falar que o CEU atinge todo esse setor sul do município, até o Santa Rita”, disse o prefeito.

De acordo com ele, o complexo é “completo” e atende crianças, jovens, adultos e idosos. Para colocá-lo em funcionamento, o Executivo terá de investir recursos próprios.

A construção foi viabilizada na rua José Ribeiro de Meneses, por meio de convênio com o Ministério da Cultura e repasse de R$ 2 milhões.

A inauguração estava prevista para o dia 8 de agosto, dentro das comemorações do aniversário de 188 anos de Tatuí. O equipamento dispõe de telecentro, auditório com 60 lugares (para uso como teatro ou cinema) e playground.

“Não foi fácil fazer. Além de termos feito toda essa infraestrutura, temos outras coisas envolvidas com o dinheiro do governo como contrapartida”, disse o prefeito.

Manu reiterou que o Executivo terá de bancar o custeio do funcionamento. Os gastos somam pagamentos de contas de energia elétrica e água, entre outros, e funcionários. “Não serão poucos. Teremos vários professores, coordenadores e voluntários que realizarão todo um trabalho lá”, falou.

Aberto à população, o CEU deve oferecer trabalhos de orientação de prática esportiva e programação cultural diversificada. Para tanto, o Executivo deverá desenvolver projetos próprios, ou em parceria com a comunidade.

“Claro que vamos ter pessoas orientando a população, mas é um espaço público que todo mundo vai ter acesso. Ninguém vai deixar de aproveitá-lo”, disse Manu.

A expectativa da Prefeitura é de estabelecer uma “relação de envolvimento com a comunidade” para que a própria população auxilie no trabalho de manutenção. O prefeito disse contar com a colaboração dos usuários para evitar atos de vandalismo e pichação.