Neste ano, a expectativa da Associação Brasileira da Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) é que a categoria de panetones cresça 5% em faturamento em comparação a 2020 e a produção alcance 41 mil toneladas.
Desse volume, 305 toneladas sairão dos fornos da Central de Panificação da Coop até o dia 31 de dezembro.
Nas gôndolas das 31 unidades de supermercados Coop, os cooperados e clientes encontram o panetone Delícias da Coop nas opções gotas de chocolate e frutas secas, além da versão floresta-negra.
As duas primeiras são disponibilizadas nos formatos de 500 gramas e um quilo, em caixa ou saquinho, enquanto a floresta-negra vem em caixa de 500 gramas.
Os produtos possuem fermentação natural, que ajuda na melhor digestão, haja vista que a longa fermentação produz enzimas que fazem uma espécie de pré-digestão nos sacarídeos, além de ter menor índice glicêmico.
Apesar de cooperados e clientes contarem com panetone todos os dias nas gôndolas das lojas, o consumo nos três últimos meses do ano representa 70% da produção anual de 436 toneladas nas versões frutas secas e gotas de chocolate, segundo calcula o gerente de panificação, Osmar Kimura.
“É um dos produtos da marca Delícias da Coop mais antigos e bem-conceituados em qualidade e preços competitivos”, acrescenta.
A primeira fornada de 6.000 unidades de panetones Delícias da Coop surgiu no período de Natal de 1976, e, 36 anos depois, em 2012, o produto passou a ser disponibilizado o ano inteiro nas versões frutas secas e gotas de chocolate. “Fomos pioneiros nessa estratégia”, destaca Osmar.