AST inscreve a última turma do curso de Libras para ‘ouvintes’

A AST (Associação dos Surdos de Tatuí) inscreve para a última turma do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) aberto à participação de ouvintes. A entidade pretende, a partir do ano que vem, restringir o curso para surdos.

Os interessados em participar da segunda turma do ano devem procurar a entidade por meio do telefone (15) 99850-5050. Para garantir a inscrição, é necessário encaminhar e-mail para o endereço eletrônico: tilibras@hotmail.com.

As aulas têm início no próximo mês, em data a ser definida. Elas acontecerão na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “José Tomás Borges”, todas as terças-feiras, das 19h às 21h. O curso tem duração de seis meses, com finalização em dezembro e carga total de 180 horas.

O curso é aberto a qualquer interessado, podendo ser frequentado por profissionais liberais, professores, enfermeiros, policiais, advogados, fonoaudiólogos, médicos, empresários e pessoas que trabalham com o público em geral.

A capacitação é gratuita para surdos, que têm direito a bolsa integral. Os ouvintes precisam pagar mensalidade (um total de sete parcelas), no valor de R$ 120.

Em Tatuí, o curso é denominado Tilibras (Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais), sendo ministrado voluntariamente pela professora Leonides Bertolaccini Rodrigues, a Tili Bertolaccini. Ela é uma das responsáveis pela fundação da associação que leva o nome de “Lúcia Arruda Bertolaccini”.

Pelo menos duas vezes por ano, a instituição realiza o curso voltado ao ensino de Libras. Como a linguagem é lecionada desde 2008, a professora explicou que a entidade já conseguiu atingir um número grande de ouvintes interessados. Desta forma, do ano que vem em diante, voltará as aulas para os surdos.