Associação fará circuito musical via programa de cultura estadual





A Associação Brasil Cultural está entre os grupos artísticos da região de Sorocaba com projetos contemplados em editais do ProAC (Programa de Ação Cultural) do governo do Estado de São Paulo. A Secretaria Estadual da Cultura divulgou, nesta semana, nota com a listagem das propostas a serem atendidas.

De acordo com a pasta, cinco grupos artísticos da região vão receber financeiro do governo. Os projetos são de Sorocaba, Votorantim e de Tatuí, sendo inscritos nos editais de teatro e festivais de artes. As execuções serão em 2017.

No total, 44 editais estão abertos pelo ProAC. Desses, 11 tiveram projetos definidos. Até este mês, o governo divulgou a lista dos selecionados nos concursos de teatro (produção, circulação e primeiras obras), dança (produção, circulação e primeiras obras), artes cênicas (produção e circulação voltado ao público infantojuvenil; e circulação para a rua), além de festivais de artes I e II. Os demais resultados devem ser divulgados até novembro.

A associação tatuiana promoverá, com o apoio do governo, evento denominado “Circuito Brasil Instrumental”. O Coletivo Cê, de Votorantim, desenvolverá “Rua do Meio”, e o Barracão da Vó, de Sorocaba, o projeto “Cornélio Pires: showman caipira – quadrilogia teatral”. Esses três últimos, espetáculos.

Também de Votorantim, o Circo-Teatro Guaraciaba foi premiado no concurso circulação de espetáculo de teatro e continuará a apresentar a peça “Avental Todo Sujo de Ovo”.

Outro proponente da região também foi contemplado no edital de festivais das artes II. Trata-se da Ferratini Produções Culturais que irá organizar, no ano que vem, a II Mostra de Música de Câmara de Sorocaba. Os resultados estão publicados no site da Secretaria da Cultura do Estado ( www.cultura.sp.gov.br ).

O Programa de Ação Cultural, na modalidade editais, tem o objetivo de fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do estado. Para tanto, apoia financeiramente a realização de projetos artísticos.

Neste ano, o governo abriu editais em 12 linguagens. Além de teatro dança, música, literatura, circo, artes cênicas para crianças, são aceitas propostas para festivais de arte, audiovisual, museus, diversidade sexual e étnica e artes visuais.