Assinado o convênio para a criação da Casa da Mulher em Tatuí

Prefeito, Regiane, Alessandra e conselheiras do Fusstat no evento em SP (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Tatuí terá a “Casa da Mulher”. O convênio para a implantação da unidade foi assinado nesta sexta-feira, 5, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior.

A solenidade pelo governo do estado de São Paulo aconteceu durante o ato “Violência Nunca Mais”, em defesa da vida das mulheres. Na ocasião, foi distribuída uma cartilha de enfrentamento à violência contra a mulher, com o objetivo de informar cidadãs e cidadãos, bem como profissionais da rede de serviços públicos, sobre o tema.

“O material desconstrói visões estereotipadas e preconceitos sobre a violência doméstica, além de informar sobre os tipos de agressões e seus ciclos, a legislação de referência e os órgãos públicos onde as mulheres podem buscar orientação”, divulgou a prefeitura.

Tatuí é um dos 43 primeiros municípios a receberem a “Casa da Mulher”. O programa é uma parceria de várias secretarias estaduais e da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano).

A Casa da Mulher permitirá acolhimento, suporte jurídico e psicológico, qualificação e acessibilidade, além de promover “encorajamento” e capacitação para geração de emprego e renda.

No projeto, desenvolvido pela CDHU, o espaço contará com salão principal e palco destinado a conferências e cursos em geral, salas de atendimento, brinquedoteca, área de gastronomia, sanitários e depósito para manutenção e limpeza.

Entre os serviços previstos, estão: atendimento psicológico, social e jurídico, realizado por equipe multidisciplinar, além de ações de apoio ao empreendedorismo, trabalho e renda – tudo com uma equipe multidisciplinar. O investimento é de aproximadamente R$ 900 mil.

Em Tatuí, o local da Casa da Mulher será próximo à Delegacia de Polícia local, ao lado da via RG Adão Bertin. Além do prefeito, estavam presentes a primeira-dama Regiane Rosa Cardoso e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, Alessandra Gonzaga, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo.

“Tatuí ganha hoje um importante equipamento social para um programa de atendimento às mulheres vítimas de quaisquer violências. Tenho certeza de que o ganho social será imenso e os casos mais comuns terão um atendimento mais ágil e profissional”, destacou o prefeito, na nota à imprensa.

 

 

Prefeito, Regiane, Alessandra e conselheiras do Fusstat no evento em SP (foto: AI Prefeitura)