Assinada a liberação dos novos acessos de Tatuí

Obras devem iniciar em 1º março e receber investimento estimado em R$ 225 milhões

Termo de liberação é assinado pelo prefeito Miguel no anel viário “Guaraci de Oliveira” (Foto: Pablo Ruiz)
Da reportagem

Em evento na tarde de quinta-feira, 4, no anel viário “Guaraci de Oliveira”, foi concretizada a assinatura do termo de liberação para as obras dos novos acessos de Tatuí, localizados na rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), nos quilômetros 110, 113 e 115. As obras, que receberão investimento estimado em R$ 225 milhões, devem iniciar no dia 1º de março.

Os dispositivos não terão investimento por parte da prefeitura, com todo o aporte financeiro sendo realizado integralmente pela concessionária da via, cuja contrapartida consiste na ampliação do prazo da concessão concedida pelo poder público estadual.

O evento contou com a presença do secretário de Parcerias em Investimentos do governo do estado de São Paulo, Rafael Benini; de deputados estaduais; do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; do vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu; de secretários municipais e de vereadores.

As obras dos novos trevos de acesso foram oficialmente autorizadas pela deliberação da Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) número 617, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 11 de novembro. O documento permite o começo das remodelações de interseção em três pontos da SP-127.

Os pontos são: no quilômetro 110, trevo do anel viário/Guardian, com ligação à SP-129 e à rodovia Castello Branco; no quilômetro 113, com acesso principal pela avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali, próximo ao Spani Atacadista; e no quilômetro 115, trecho próximo ao Fórum.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, “as melhorias vão ampliar a segurança viária, a fluidez do tráfego e a capacidade de escoamento da produção industrial, além de facilitar o deslocamento de moradores e visitantes. Trata-se de uma demanda histórica da população e é fundamental para o desenvolvimento urbano de Tatuí”.

O comunicado ainda cita que “o início das obras é fruto de intensas tratativas conduzidas pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, em parceria com o deputado estadual Ricardo Madalena (PL), presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp, além do suporte técnico da Artesp e da concessionária CCR SPVias”.

“Estamos falando de uma obra aguardada há mais de 30 anos, que agora se torna realidade. Esses novos trevos vão transformar a mobilidade da cidade, trazer mais segurança e abrir novos caminhos para o desenvolvimento de Tatuí. É um momento histórico para todos nós”, declarou o prefeito.

Já o secretário comentou, durante o evento: “Isso reflete mais uma vez o que é o governo Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), que é um governador de obras, que pensa na logística e na infraestrutura do estado e está transformando São Paulo em um ‘canteiro de obras’”.

“Esses investimentos que ele está fazendo é que vão fazer São Paulo continuar crescendo, investindo e desenvolvendo. Estamos investindo na segurança, fluidez e qualidade de vida para os moradores de Tatuí e para quem utiliza a SP-127”, acrescentou.

“Os novos acessos não apenas resolvem gargalos de tráfego, mas também impulsionam o desenvolvimento regional, facilitando o escoamento da produção e atraindo novos negócios”, frisou o secretário.

Madalena comentou, no evento, que a obra “transformará a cidade de Tatuí”. “Se não fosse o Benini, essas obras não iriam acontecer. Precisamos de boa vontade das pessoas que ocupam um cargo público, e tivemos uma boa vontade do secretário para se tornarem realidade essas três obras que vão fazer a diferença para o município”, afirmou.

“Obras que vão trazer desenvolvimento, gerar economia forte, emprego, e que, se não fosse pela boa vontade dele, não iriam acontecer”, complementou.

Já o prefeito também agradeceu ao secretário e ao governo e contou que a obra “não estava na programação”. “Essa obra seria feita após 2029, quando existiria a renovação da concessão, e a concessionária realizaria audiências públicas nas cidades que margeiam a rodovia, e as pessoas que participam colocariam as necessidades, ajudando a concessionária e o governo, mostrando que obras são necessárias”, contou.

“Mas, nós não desistimos. Quero agradecer imensamente a minha equipe, que colheu dados do lado norte da cidade, mandou fotos e vídeos da entrada, tentando sensibilizar o governador e o secretário da necessidade do trevo”, continuou.

“Nós começamos pedindo ‘apenas’ o dispositivo no quilômetro 110, mas, no meio do processo, fomos entender que havia a possibilidade da reestruturação do 113 e também do 115. Ou seja, de um dispositivo acabamos ganhando dois e a remodelagem de mais um. Hoje, é um dia que podemos falar que existe uma Tatuí antes e uma Tatuí depois desse empreendimento”, sustentou.

Ao jornal O Progresso de Tatuí, o prefeito comentou que esta é a maior obra do mandato dele e, talvez, a maior da história da cidade. “Não tenho dúvida de que, dos quase cinco anos que estou como prefeito, essa é a principal conquista do mandato. Claro que muitas coisas boas aconteceram, mas essa aqui deixa um legado para a história, deixa uma marca”, argumentou.

“Eu acredito que é a maior obra que a cidade já teve, em termos de investimento, em termos de função para o município, do quanto ela vai ser utilizada”, acrescentou.

“Porque tem muitas coisas que já estavam sendo programadas mesmo antes de autorizar e assinar, só pela possibilidade de vir. Observe o ‘lado de cá’ (próximo ao anel viário) o quanto se desenvolveu. Agora que isso é fato, os olhos voltam para, cá trazendo desenvolvimento e empregos”, citou.

“A questão da mobilidade urbana, do desenvolvimento, como eu tenho falado: Tatuí é, com certeza, uma antes desse momento e será uma depois de tudo pronto”, complementou.

A respeito de qual acesso o chefe do Executivo considera “o principal”, Cardoso Júnior elegeu o do quilômetro 110. “Se você mentalizar o mapa na sua cabeça, vai perceber que aqui, quando fizer essa ‘alça’ para cá e ligar no anel viário, quem for para Americana, Colina das Estrelas, São Marcos, Doutor Laurindo, vila Palmira, vila Jurema, Santa Rita, centro, passará por esse anel”, finalizou.