Artista plástico de Tatuí cria bonecos para turnê de Carnaval do grupo Manuí

Obras de Jaime Pinheiro são atrações do “Encantoria na Folia” na região de Sorocaba

Jaime Pinheiro e o boneco de Milton Nascimento (foto: Arquivo pessoal)
Diléa Silva

Alguns dos bonecos criados pelo artista plástico e cenógrafo tatuiano, Jaime Pinheiro, fazem parte das atrações da turnê de Carnaval do grupo Manuí, pelo projeto “Encantoria na Folia” da região de Sorocaba.

O grupo já se apresentou em São Pedro (no sábado, 18); no Sesc Mogi das Cruzes e no Sesc Taubaté (no domingo, 19); no Sesc Jundiaí e Sesc Guarulhos, nesta segunda-feira, 20; e, chega ao Sesc Sorocaba nesta terça-feira, 21.

“Em um passeio por ritmos de Carnaval de todo o Brasil, o espetáculo contempla frevos, marchinhas, ijexás, cirandas, cocos e sambas de roda com canções autorais inspiradas nesse universo cultural e interpretações da obra de grandes compositores e mestres de culturas tradicionais do Brasil”, destaca o grupo.

O espetáculo conta com vozes, metais, cordas, percussões, sanfona e bateria. “E para a festa ficar ainda mais animada, um grupo de brincantes convida o público a participar de brincadeiras e danças em uma folia encantada”, ressalta o projeto.

A brincadeira contempla ainda diversos bonecos que representam personagens simbólicos da cultura popular brasileira e, neste setor, entram as criações do artista plástico tatuiano. Um dos principais bonecos é uma homenagem ao cantor Milton Nascimento, criado neste ano para o projeto.

Conforme Pinheiro, o grupo ainda conta com outros personagens feitos por ele como a boneca Lia de Itamaracá, o Saci, a Bruxa, o Burrinho, o Boitatá, entre outros, todos confeccionados com uma técnica especial do artista, usando como materiais principais, o papelão e a cola.