Da redação
No dia 23 de março, o movimento “Arte em Foco” em Tatuí promoveu, no bairro São Cristóvão, ações culturais como forma de fomentar a arte e a cultura na cidade, em especial de jovens do bairro.
Com apoio do projeto “Invasão das Artes”, idealizado por Marcelo de Oliveira Santos, conhecido como “Marcelo Invasão das Artes”, o Festival de Música, Cultura e Lazer contou com 12 horas de programação.
Santos explicou que o grupo é conhecido pela diversidade cultural e por conseguir juntar, em um mesmo espaço, artistas de diversos segmentos de Tatuí e região.
Com a oportunidade, pessoas anônimas podem utilizar o espaço como forma de demonstrarem habilidades por meio de apresentações musicais, arte em grafite, apresentações de dança, entre outros segmentos.
O evento do dia 22 foi a segunda edição realizada pelo grupo. E, segundo Santos, a cada nova ação, o número de participantes vem crescendo substancialmente.
Em razão disso, ele disse acreditar que, com o apoio de empresários – os quais têm patrocinado o evento por meio de premiações -, o movimento possa ser um grande instrumento de resgate de jovens em situação de vulnerabilidade.
O artista explicou que o projeto sobrevive de doações e patrocínios, sem respaldo da administração municipal.
Entre as atrações no São Cristóvão, o festival contou com a participação da Organização Paulista de Artes (OPA), da cidade de Itapetininga, que, por meio de uma intervenção cultural de arte urbana e grafite, coloriu o muro do ginásio de esportes do bairro.
Ainda houve uma disputa de rima, realizada com a ajuda do grupo “Batalha do Museu”. O evento também contou com apresentações musicais dos MCs: Snoopy FRP, DNS MC, Gabriel MC, Jaymoom, Borgxs MC, Élle1mc e Kleto MC.
De acordo com Santos, a próxima ação acontecerá no dia 19 de maio, na pista de skate do bairro CDHU. Nesse dia, das 10h às 20h, haverá um encontro entre os praticamente da modalidade.