Da redação
O Clube do Choro do Conservatório de Tatuí e a prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, realizam na próxima terça-feira, 30, às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a segunda edição do Projeto Roda de Choro de 2024.
O convidado especial é o multi-instrumentista (que toca violão, cavaquinho, violão de 7 cordas e bandolim), arranjador e compositor Arnaldinho do Cavaco, que começou a sua carreira musical participando de rodas de choro com o pai.
Esta edição também comemora o Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril e que homenageia Pixinguinha, uma das figuras mais importantes da música popular brasileira e do choro.
O choro surgiu no século 19, mesclando elementos das músicas africana e europeia e contando com talentosos músicos, como Callado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth.
Inicialmente executado por funcionários públicos e operários têxteis, o choro – popularmente conhecido como chorinho – é uma música instrumental brasileira com mais de 130 anos de história.
“E o século 20 trouxe uma nova geração de talentosos músicos para este gênero, com destaque para Pixinguinha”, acentua a assessoria de comunicação da prefeitura.
O objetivo do Projeto Roda de Choro – que é gratuito ao público – é “reunir os amantes do choro e proporcionar momentos de boa música, diversão e compartilhamento de conhecimento sobre esse gênero musical”.
Os músicos que desejarem podem levar o próprio instrumento e participar. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na praça Manoel Guedes, 98, centro.