Mais
    Início Cidades Aprovado no Legislativo novo Sistema Municipal de Cultura

    Aprovado no Legislativo novo Sistema Municipal de Cultura

    Válida por 10 anos, matéria norteia ações da classe em Tatuí

    SMCT foi o principal tema na 5ª Conferência Municipal de Cultura
    Da reportagem

    “É um divisor de águas à cultura tatuiana”. Esta foi a classificação do vereador Renan Cortez (MDB) sobre o Sistema Municipal de Cultura de Tatuí, aprovado, em sessão extraordinária, no plenário da Câmara Municipal, nesta semana.

    O sistema, apresentado a partir do projeto de lei 23/22, foi assinado pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior e tem a finalidade de promover “o desenvolvimento humano, social e econômico, com pleno exercício dos direitos culturais”.

    Em conformidade com a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município, o sistema municipal integra o Sistema Nacional de Cultura, sendo o principal articulador, no âmbito municipal, das políticas públicas de cultura, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federados e a sociedade civil.

    Conforme a matéria, a política municipal de cultura estabelece o papel do poder público local na gestão da cultura, aponta os direitos culturais que devem ser assegurados aos munícipes e define pressupostos que fundamentam as políticas, programas, projetos e ações formuladas e executadas pela prefeitura, com a participação da sociedade, na área cultural.

    De acordo com a justificativa, o “SMCT” facilitará a cooperação entre os entes federados, os agentes públicos e privados atuantes na área cultural e a criação do sistema, além de dar prosseguimento à adesão de Tatuí ao “SNC”, integrando-se assim aos sistemas estadual e nacional de cultura.

    A partir desta adesão, segundo a justificativa do PL, Tatuí será permitida a receber verbas transferidas fundo a fundo, além de estar em consonância com as legislações federal e estadual.

    A propositura foi coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, conjuntamente com o CMPC (Conselho Municipal de Políticas Culturais) e a 5ª Conferência Municipal de Cultura, ocorrida em maio, no CEU das Artes (Centro de Esportes e Artes) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”.

    O presidente do CMPC, Davison Cardoso Pinheiro, reforçou a importância da elaboração e confecção do SMCT. “No sistema, estão as ações culturais que se pretende desenvolver por um período de dez anos. Ele deve promover a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade das expressões e manifestações culturais”, explicou Pinheiro.

    O SMCT deve ser, obrigatoriamente, atualizado em período de até dez anos. Durante a reunião parlamentar, Eduardo Dade Sallum (PT) reconheceu que não é a primeira vez que o sistema é aprovado, mas garantiu ser a primeira oportunidade de ser realmente colocado em prática.

    “Trata-se de um projeto (SMCT) que ultrapassa governos, pois é um plano da sociedade de Tatuí”, destacou o vereador. “A partir disso, vamos lutar para aumentar o recurso à cultura!”, concluiu Sallum.