Após 3 anos, Carnaval em Tatuí é retomado

Programação “Tatuí Folia 2024” começa nesta quinta-feira e prossegue até dia13

Praça da Matriz concentra encontro de blocos, shows e matinês (Foto: Arquivo O Progresso)
Da redação

As festividades do “Tatuí Folia 2024 – O Carnaval da Família” têm início oficialmente nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, com manifestações culturais que seguem até o dia 13.

De volta ao calendário, o evento não acontecia no município desde 2021, quando foi cancelado devido à pandemia da Covid-19. No ano seguinte, ainda em meio à gravidade da doença, as festividades também não aconteceram.

Já no ano passado, de acordo com a prefeitura, não houve o Carnaval devido aos problemas causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade no mês de janeiro.

Por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, as ações, agora, estão sendo planejadas “estrategicamente”, envolvendo diversos órgãos municipais, com o intuito “de zelar pela boa convivência e pela segurança dos foliões, com foco na melhor organização dos festejos”.

Em razão disso, a programação na Praça da Matriz contará com controle de acesso nas entradas, com apoio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento de Mobilidade Urbana (DMU) e da Polícia Militar.

Além disso, as secretarias municipais da Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Obras e Infraestrutura e Serviços Públicos e Zeladoria também auxiliarão na organização do Carnaval. O Departamento Municipal de Fiscalização e o Conselho Tutelar também atuarão nos dias do evento.

Na Praça da Matriz, a folia acontece todas as noites, das 20h30 à meia-noite. No local, os foliões terão acesso ao ambulatório de IST/Aids e hepatites virais, da Secretaria Municipal da Saúde. No estande, serão entregues preservativos e panfletos sobre as infecções sexualmente transmissíveis.

Essa mesma equipe marcará presença nos bailes carnavalescos. Neste sábado, 27, a partir das 21h30, a programação nesses locais começa com o baile Verde e Branco, no Clube Renascer da Terceira Idade.

No dia 3 de fevereiro, sábado, a partir das 21h, a Associação Atlética XI de Agosto sedia o tradicional baile Vermelho e Preto, que em 2024 apresenta o tema “Sonhar não custa nada”. O Clube de Campo promove, nos dias 9 e 10 de fevereiro, a partir das 21h, as festividades de Carnaval para sócios e convidados.

A comissão organizadora recomenda que as famílias levem garrafas plásticas nas festividades que ocorrerão na Praça da Matriz, já que, no local, haverá um ponto de água potável gelada para hidratação.

Programação

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” promove, entre os dias 1º e 12 de fevereiro, o projeto educativo “Carnaval – Tradição de Tatuí”.

Entre os dias 2 e 9 de fevereiro, das 9h às 17h e das 19h às 21h, como uma homenagem à estilista tatuiana Claudya Rebouças, falecida em fevereiro do ano passado, o Centro Cultural de Tatuí apresenta a exposição “Cordão dos Bichos – Patrimônio Histórico e Cultural”. Já nos dias de Carnaval, entre 10 e 13 de fevereiro, a mostra acontece das 16h às 21h.

No dia 2 de fevereiro, sexta-feira, às 19h, o Cordão dos Bichos e o Quintal do Ditinho Rolim se apresentam junto à bateria do Clube de Campo, na praça de alimentação da Praça da Santa.

O “Especial de Carnaval”, na Praça da Matriz, acontece no dia 3 de fevereiro, sábado, às 11h, com a bateria do clube XI de Agosto.

O projeto “Carnaval Cultural: Folia dos Livros!” está agendado para o dia 7 de fevereiro, quarta-feira, às 9h e às 14h, com apresentação do Cordão dos Bichos Mirim e da marchinha “Mescrinha Africana”, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.

No Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), acontece, no dia 8 de fevereiro, quinta-feira, das 19h às 22h, a “Zumba Carnavalesca”.

O Museu “Paulo Setúbal” integra o Carnaval com a “Seresta Carnavalesca”, das 19h às 21h, no dia 9 de fevereiro, sexta-feira.

De volta à Praça da Matriz, no dia 10 de fevereiro, sábado, das 20h à meia-noite, está programada a abertura oficial do Carnaval, com a presença do Cordão dos Bichos, DJ carnavalesco e show com o grupo KP.

No dia 11 de fevereiro, domingo, das 15h às 18h, acontece a matinê, com pintura facial, animadores fantasiados, Cordão dos Bichos Mirim, DJ e a participação especial do projeto “Brincar e Cantar, é Só Começar”, da Secretaria da Educação, da prefeitura de Tatuí.

No dia 11 de fevereiro, domingo, das 20h30 à meia-noite, a praça recebe o Cordão dos Bichos e, também, o encontro de blocos carnavalescos, com o Clube de Campo, Império do Samba e Fênix Unidos do Bairro. Ainda terá a presença de DJ e show com o grupo Zuaê.

No dia 12, segunda-feira, o Beco do Samba recebe, das 20h à meia-noite, o Cordão dos Bichos, DJ e show com o grupo Melanina.

No dia 13 de fevereiro, terça-feira, das 15h às 18h, o local sedia novamente a matinê, com pintura facial, animadores fantasiados, Cordão dos Bichos Mirim, DJ e o projeto “Brincar e Cantar, é Só Começar”.

Mais tarde, das 20h às 23h, acontece a entrega de troféus para as agremiações que participaram do Carnaval (XI de Agosto, Cordão dos Bichos, Clube de Campo, Império do Samba e Fênix Unidos do Bairro). A animação estará a cargo de DJ e ainda terá show com Nego DY e Banda.

Nos bairros

No dia 10 de fevereiro, sábado, das 9h às 13h, a Emef “Prof.ª. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol” promove as festividades de Carnaval para os moradores do bairro vila Angélica.

No dia 11 de fevereiro, domingo, a folia acontece das 9h às 13h, na praça Mário Cóscia, no Jardim Wanderley. No dia seguinte, o Carnaval será no bairro Santa Rita, das 9h às 13h, no campo municipal “José Aparecido Figueiredo – Alemão”.

No dia 13 de fevereiro, terça-feira, as festividades acontecem em frente aos lagos do Jardim Rosa Garcia, das 9h às 13h.

Clubes

Neste sábado, 27, o Clube Renascer da Terceira Idade promove, a partir das 21h30, o baile Verde e Branco, com a banda Chapadão.

No próximo sábado, 3 de fevereiro, será a vez do baile Vermelho e Preto “Sonhar não custa nada”, na Associação Atlética XI de Agosto, a partir das 21h.

No dia 10 de fevereiro, sábado, o XI de Agosto sedia o baile de Carnaval do clube, das 21h às 4h.

No dia seguinte, entre 15h e 18h, o clube promove matinê. Mais tarde, das 17h às 22h, acontece o desfile do clube pelas ruas da cidade, com parada no Boteco do Bodega.

No dia 12 de fevereiro, segunda-feira, das 21h às 4h acontece baile a fantasia do clube XI de Agosto. No dia 13, das 15h às 18h, acontece novamente a matinê; e das 19h às 22h, o desfile pelas ruas da cidade, dessa vez, com parada na Praça da Matriz.

No dia 9 de fevereiro, sexta-feira, às 21h, a Fábrica Rock terá a banda Drone como atração. No dia seguinte, nesse mesmo horário, o local recebe a Dctorrock. No dia 11, domingo, a casa apresenta, às 21h, a banda Live by Night.

No dia 9 de fevereiro, sexta-feira, o espaço Casa África promove o bloco “Cai na África”, a partir das 18h. A programação no local segue nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui