Aplicativo ‘Paulo Setúbal Quis’ e livro serão lançados na terça

1087
Capa do livro “O Senhor CompraTudo”, de Raquel Prestes (foto: AI Prefeitura)

A 76ª Semana Paulo Setúbal e a semana do 192º aniversário da cidade, ações culturais da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promoverão na terça-feira, 7, às 19h30, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, dois lançamentos: o aplicativo “Museu Paulo Setúbal Quiz”, de criação de Pedro Heilborn, e o livro “O Senhor CompraTudo”, de Raquel Prestes.

A publicação de literatura infantil é escrita e ilustrada por Raquel Prestes, professora coordenadora de educação infantil na rede municipal de ensino e atuante na área há 22 anos.

O livro trabalha com a “mensagem e a reflexão sobre o consumo e o cuidado com a natureza”. A história aborda “um homem rico e ganancioso, o ‘Senhor CompraTudo’, que fica sabendo que existe um lugar onde as pessoas são felizes”.

Então, ele decide comprar tudo nesse lugar, “para que a felicidade seja somente para ele”. “Uma reflexão para os dias de hoje: o dinheiro compra a felicidade?”, questiona a autora, por meio de material de divulgação da assessoria de comunicação da Prefeitura.

Já a proposta para o desenvolvimento do aplicativo partiu da temática “Museus 2.0”, pela qual os espaços culturais incorporam tecnologia para “uma nova forma de se comunicar com o público”.

“Isso torna o museu hiperconectado, uma vez que, através do digital, quebra-se a barreira física, não se limitando apenas ao seu entorno, mas a novas fronteiras”, segue a assessoria do Executivo.

O aplicativo foi baseado na exposição permanente, na forma de quiz (jogo), possuindo oito fases. Cada fase tem o tema respectivo a uma exposição, “desafiando, assim, o seu público a ter um olhar mais crítico durante a visitação, para, deste modo, avançar por todos os temas do jogo”, conclui a assessoria.