
Da redação
Como parte da programação da 83ª Semana Paulo Setúbal e do 199º aniversário de Tatuí, a cidade recebe o evento “Quindim com Cantigas – Expressões Culturais Brasileiras”, uma série especial de recitais gratuitos de música instrumental, com classificação livre e aberta a todos os públicos.
A proposta cultural tem como objetivo “valorizar a música brasileira por meio de interpretações sensíveis e educativas, aproximando o público da riqueza do repertório nacional”. Os recitais são conduzidos pelo Duo Heimann-Braga, formado pelo saxofonista Erik Heimann Pais e pela pianista Miriam Braga.
Contemplado pelo Edital de Cultura “Maria Ruth Luz”, da prefeitura, o projeto teve a primeira apresentação nesta quinta-feira, 7, com sessões às 10h, às 15h30 e às 20h30, na Faculdade de Tecnologia de Tatuí (Fatec) “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”.
No decorrer do mês de agosto, o público pode conferir outras duas apresentações em espaços culturais: dia 22 (sexta-feira), às 20h, no Centro Cultural – Edifício Alvorada; e dia 30 (sábado), às 15h, no Complexo Cultural de Memória, que compreende o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”.
Com cerca de 60 minutos de duração, cada recital “convida o público a um passeio pelas melodias brasileiras”, com um repertório que reúne cantigas, cirandas e valsas de renomados compositores nacionais, como Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda, Lina Pires de Campos, Ernst Mahle e Francisco Mignone, entre outros.
Além das execuções musicais, o duo apresenta breves explicações sobre o contexto das obras, revelando como elementos da cultura popular influenciaram as composições.
“O resultado é um encontro harmonioso entre o erudito e o popular, num diálogo musical repleto de afeto, lirismo e identidade brasileira”, sustenta a produção.