Andrea dos Guimarães lança 1º CD solo e que transita entre MPB e jazz





Vimeo

Trabalho marca a ‘estreia solitária e por opção’ de Andrea dos Guimarães e une MPB, erudito e jazz

 

O que Dorival Caymmi tem a ver com Björk? Para a cantora, pianista, compositora e arranjadora Andrea dos Guimarães, muito. Apesar dos diferentes estilos, tanto o bardo baiano quanto a vanguardista islandesa fazem uma música carregada de sentimentos, com um tipo de entrega radical.

Essa entrega é o que importa para Andrea, que está lançando o primeiro CD solo, intitulado “Desvelo”. Trata-se de “uma estreia solitária por opção”, como diz a cantora.

“Foi a maneira que encontrei de me mostrar como artista solo. Sempre trabalhei com grupos e essa vontade de cantar e me acompanhar apenas ao piano, terminou prevalecendo. Ao integrar o canto e o instrumento, consigo expressar melhor o que quero dizer”, conta.

A única participação “afetiva” no álbum é de Alcides Nunes, pai de Andrea. Ele dividiu os vocais da música “Meus Tempos de Criança”, de Ataulfo Alves.

Além de gravar músicas dos autores citados, o álbum propõe um cruzamento entre canções de Tião Carreiro, Edu Lobo, Luiz Gonzaga e Chico Buarque, entre outros. E essa ligação é feita na forma como Andrea arranja e canta.

“Desvelo também significa ‘tirar o véu’, revelar cada música à minha maneira, sem analisar seus valores, sem julgamentos, apenas uma forma cuidadosa de encará-las”, disse a artista.

Para ela, o disco “anda na contramão dos tempos atuais”. “Não há correria, nem alegrias superficiais. É um convite para acessar o interior de cada um, despertar uma expressividade que sempre senti nessas letras”, concluiu Andrea. Ela também “rearmonizou” as músicas. O disco foi produzido através do sistema de “crowdfunding” (financiamento coletivo), do site Catarse.

Andrea nasceu em Tupaciguara, Minas Gerais, e está radicada no Estado de São Paulo desde 1997. Iniciou os estudos de piano clássico ainda criança, com sua mãe Vera Lúcia dos Guimarães Alvim e Nunes, que é professora. Tem mestrado em música pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Há 13 anos integra o grupo Conversa Ribeira, ao lado de Daniel Muller (piano e acordeon) e João Amaral (viola caipira), com o qual tem dois discos gravados e representou o Brasil em festivais no México e Portugal. Foi também componente do Garimpo Quarteto (entre os anos de 2007 a 2013), grupo de música instrumental com voz, com o qual também tem um CD. Ela é professora de música do Conservatório de Tatuí, da Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo) “Tom Jobim”, da Faculdade Souza Lima, de São Paulo, e da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).