Anafilaxia – segunda parte: onde comprar adrenalina autoinjetável

Dr. Jorge Sidnei Rodrigues da Costa – CRM 34.708 *

A adrenalina é o medicamento mais importante nas crises de anafilaxia e faz toda a diferença entre viver e morrer durante crises alérgicas graves. Quando dada precocemente, evita evolução para quadros mais graves, e há consenso mundial sobre seu uso em doses corretas (0,01 mg/kg até máximo 0,30 mg para crianças e entre 0,3 a 0,5 mg para adultos), por via I.M. em todos os pacientes com sinais e sintomas sugestivos de anafilaxia, mesmo em cardiopatas, idosos, grávidas e bebês.

Se necessário, a dose pode ser repetida após 5-10 minutos. A forma autoinjetável é a mais adequada para pessoas que não têm familiaridade com agulhas e injeções.

Preparar uma dose de adrenalina numa situação de estresse, numa emergência médica, como é uma crise de anafilaxia, não é tarefa fácil, mesmo porque a janela terapêutica da adrenalina (diferença entre dose terapêutica e dose tóxica) é muito pequena.

Então, dispositivos autoinjetores (importados) evitam dose excessiva, já que possuem quantidade fixa do medicamento, ou seja: 0,15 mg para crianças e 0,3 mg para adultos.

Infelizmente, não temos ainda no Brasil laboratórios interessados em comercializar adrenalina autoinjetável e a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) tem envidado todos os esforços no sentido de sensibilizar tais indústrias farmacêuticas para produzir no Brasil tal medicamento, tão essencial para salvar vidas.

Resta aos brasileiros portadores da doença recorrer a importadoras. As opções que temos hoje são as seguintes (*):

  • Masters Pharmaceuticals: importa a marca Anapen ® tanto adulto quanto infantil. Os documentos necessários para a importação são: prescrição médica (receita), com carimbo, CRM e assinatura do médico, e data recente (até três meses de validade); relatório médico (justificativa para a importação), com carimbo, CRM e assinatura do médico; RG do paciente ou responsável; CPF do paciente ou responsável; e comprovante de residência do paciente.

Esses documentos devem ser digitalizados e enviados por e-mail para o comercial@masterssp.com. Para pacientes menores de 18 anos, deve ser encaminhada a certidão de nascimento, além da documentação acima.

Neste caso, o comprovante de residência deverá ser em nome de um dos responsáveis. O pagamento deve ser feito de forma antecipada, em dólares americanos, através de uma remessa bancária internacional ou cartão de crédito internacional.

A medicação vai diretamente para a casa do paciente. Prazo desde a compra é variável: em média, 20-30 dias. Contato: Masters Speciality Pharma: (11) 2389-2400.

  • Medex Brasil (recebe medicamentos através da Fundação Rubem Berta): importa a marca Epipen® (adulto e infantil) e é obrigatória a compra de duas canetas. Documentação exigida: cadastro do paciente (o interessado deve ligar para a Medex, que enviará, por e-mail, o cadastro, o qual deverá ser totalmente preenchido), procedimento necessário apenas na primeira compra; receita completa (nome do paciente, endereço, nome do produto, quantidade, data, identificação completa do profissional).

Esta receita deverá ser enviada por e-mail e a original deve ser guardada com o paciente. Só aceita cartão de crédito internacional. O cartão pode ser de terceiros, desde que se envie também RG e CPF do titular do cartão.

Após a chegada da medicação ao Brasil, a Medex envia um e-mail avisando e explicando os próximos passos, que são: – a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) envia um telegrama ao paciente ou seu responsável, avisando também que a medicação chegou, e exige a receita original para sua liberação.

O paciente (ou seu responsável) deverá enviar a cópia do telegrama + receita original (exatamente igual à receita que foi encaminhada inicialmente à Medex) para a Anvisa (endereço que está no telegrama).

Essa postagem deverá ser por Sedex. Após 2-3 dias do recebimento da carta na Anvisa, o paciente recebe a medicação em casa. Tempo total desde o pedido: de 20-30 dias. Contato: (11) 4371-9059

3 – Med Express: importa Epipen® e Jext®. Pode também ter outras marcas (sob consulta). Documentação necessária: prescrição completa com nome, endereço, nome do produto, quantidade de canetas e identificação completa do prescritor.

Essa receita deverá ser passada por e-mail ou WhatApp. Para residentes em São Paulo, a medicação pode ser retirada localmente; para entrega via correio, é preciso acrescentar a taxa do Sedex.

O pagamento é feito no ato da entrega da medicação, através de dinheiro ou comprovante de depósito bancário. Não aceita cheque nem cartão de crédito/débito. Contato: 011 – 38175757.

A Asbai sugere aos colegas prescritores que coloquem em suas receitas a forma genérica do produto (adrenalina autoinjetável) e oriente o paciente que as várias marcas existentes atualmente são todas confiáveis (Epipen, Anapen, Jext, Emerade).

Essa sugestão baseia-se no fato de haver diferenças significativas de preço. Sugerir, ainda, que o paciente, ao comprar, certifique-se do prazo de validade do produto. (*) Atenção: a Asbai fornece esta orientação com o fim único de informação para médicos e pacientes de como adquirir a medicação.

Deixamos claro que não há nenhum interesse comercial da parte da associação, que se exime de qualquer responsabilidade pela escolha de cada medicamento e também do transcritor dessa matéria. O interesse é apenas de prestar um serviço de utilidade pública.

Fonte: site da Asbai

* Médico pediatra especialista em pediatria pela AMB (Associação Médica Brasileira) e SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e membro da Asbai (Associação Brasileira e Alergia e Imunologia).